Como os dispositivos inteligentes podem garantir mais conforto nos dias de calor intenso?

Veja como os dispositivos inteligentes, também conhecidos como smart devices, podem oferecer mais conforto nos dias de calor
Por Gabriel Sérvio, editado por Karoline Albuquerque 04/03/2022 18h16, atualizada em 07/03/2022 10h59
termometro fincado na areia da praia mostrando calor
termometro fincado na areia da praia mostrando calor. Imagem; Andrey_Popov / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O nicho de automação residencial, atualmente dividido em diversas linhas de produtos inteligentes disponíveis no varejo, está ganhando força por conseguir aliar praticidade e conforto na rotina dos consumidores. 

Segundo a Positivo, que criou a plataforma Casa Inteligente com soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT),  os gadgets do segmento — que ficou conhecido como smart home — também podem ser aliados até nos dias mais quentes do ano.

Mulher segurando o smartphone na cozinha usando uma interface de automação de uma casa inteligente
A Positivo Casa Inteligente oferece soluções e produtos inteligentes baseados em Internet das Coisas (IoT). Imagem: Shutterstock

Com diversos recursos, como programar tarefas, ligar e desligar aparelhos (ajudando a reduzir o consumo de energia), a empresa listou alguns exemplos de uso de smart devices que valem especialmente para o verão.

Programar o funcionamento ar-condicionado

Para quem utiliza o ar-condicionado diariamente para diminuir o calor, existem controles universais inteligentes no mercado que podem ser utilizados para ligar ou desligar os aparelhos. Além disso, os gadgets, dependendo do modelo, permitem até enviar comandos por voz utilizando o celular.

Além de poder ajustar o equipamento para funcionar sem qualquer intervenção do usuário nos períodos mais importantes do dia (ou os mais quentes), como na hora de chegar em casa após o trabalho, o dispositivo inteligente dá ao usuário a possibilidade de economizar energia, definindo de forma antecipada, por exemplo, por quanto tempo o ar-condicionado ficará funcionando.

Utilizar tomadas inteligentes

O ventilador, um item quase essencial nesta época do ano, é mais um aparelho que apesar de simples pode ser automatizado se utilizado em conjunto com dispositivos inteligentes. Para isso, basta utilizar um smart plug ou tomada inteligente. 

Dessa forma, o usuário consegue parear o dispositivo com o celular, controlando praticamente qualquer equipamento eletrônico que estiver conectado na palma da mão. 

Além de poder criar rotinas para ligar e desligar o ventilador em horários pré-definidos, é possível atrelar o funcionamento da tomada inteligente com outros smart devices, como, por exemplo, ligar o ventilador ao mesmo tempo em que as lâmpadas smart de um cômodo forem desligadas.

Leia mais:

Monitorar o consumo de energia

Dependendo do modelo, as tomadas inteligentes também permitem que o usuário monitore os gastos de energia em tempo real por meio de aplicativos próprios, o que no verão é ainda mais importante, já que o uso de equipamentos como o ar-condicionado costumam elevar bastante a conta de luz no fim do mês. 

A última dica da Positivo é optar por lâmpadas smart de LED, que com uma potência menor iluminam o mesmo que uma lâmpada incandescente ou fluorescente gastando menos energia. Além de também ser uma boa opção para diminuir os gastos, elas permitem variar entre cores e tons mais quentes e frios

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital