O nicho de automação residencial, atualmente dividido em diversas linhas de produtos inteligentes disponíveis no varejo, está ganhando força por conseguir aliar praticidade e conforto na rotina dos consumidores. 

Segundo a Positivo, que criou a plataforma Casa Inteligente com soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT),  os gadgets do segmento — que ficou conhecido como smart home — também podem ser aliados até nos dias mais quentes do ano.

publicidade
Mulher segurando o smartphone na cozinha usando uma interface de automação de uma casa inteligente
A Positivo Casa Inteligente oferece soluções e produtos inteligentes baseados em Internet das Coisas (IoT). Imagem: Shutterstock

Com diversos recursos, como programar tarefas, ligar e desligar aparelhos (ajudando a reduzir o consumo de energia), a empresa listou alguns exemplos de uso de smart devices que valem especialmente para o verão.

Programar o funcionamento ar-condicionado

Para quem utiliza o ar-condicionado diariamente para diminuir o calor, existem controles universais inteligentes no mercado que podem ser utilizados para ligar ou desligar os aparelhos. Além disso, os gadgets, dependendo do modelo, permitem até enviar comandos por voz utilizando o celular.

publicidade

Além de poder ajustar o equipamento para funcionar sem qualquer intervenção do usuário nos períodos mais importantes do dia (ou os mais quentes), como na hora de chegar em casa após o trabalho, o dispositivo inteligente dá ao usuário a possibilidade de economizar energia, definindo de forma antecipada, por exemplo, por quanto tempo o ar-condicionado ficará funcionando.

Utilizar tomadas inteligentes

O ventilador, um item quase essencial nesta época do ano, é mais um aparelho que apesar de simples pode ser automatizado se utilizado em conjunto com dispositivos inteligentes. Para isso, basta utilizar um smart plug ou tomada inteligente. 

publicidade

Dessa forma, o usuário consegue parear o dispositivo com o celular, controlando praticamente qualquer equipamento eletrônico que estiver conectado na palma da mão. 

Além de poder criar rotinas para ligar e desligar o ventilador em horários pré-definidos, é possível atrelar o funcionamento da tomada inteligente com outros smart devices, como, por exemplo, ligar o ventilador ao mesmo tempo em que as lâmpadas smart de um cômodo forem desligadas.

publicidade

Leia mais:

Monitorar o consumo de energia

Dependendo do modelo, as tomadas inteligentes também permitem que o usuário monitore os gastos de energia em tempo real por meio de aplicativos próprios, o que no verão é ainda mais importante, já que o uso de equipamentos como o ar-condicionado costumam elevar bastante a conta de luz no fim do mês. 

A última dica da Positivo é optar por lâmpadas smart de LED, que com uma potência menor iluminam o mesmo que uma lâmpada incandescente ou fluorescente gastando menos energia. Além de também ser uma boa opção para diminuir os gastos, elas permitem variar entre cores e tons mais quentes e frios

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!