A Epic Games anunciou no sábado (5) que está interrompendo as vendas na Rússia devido a invasão do país à Ucrânia. O comunicado foi feito via conta oficial no Twitter e especificou que o acesso aos jogos não será bloqueado.

“A Epic está interrompendo o comércio com a Rússia em nossos jogos em resposta à invasão na Ucrânia. Não estamos bloqueando o acesso pelo mesmo motivo que outras ferramentas de comunicação permanecem online: o mundo livre deve manter todas as linhas de diálogo abertas”, escreveu a desenvolvedora.

publicidade

Leia mais!

A estratégia é uma forma de demonstrar apoio à Ucrânia, ação que tantas outras companhias do mercado game também aderiram ao suspender ou bloquear a venda de seus produtos. Recentemente, a EA e o estúdio CD Projekt também anunciaram a interrupção das vendas de seus jogos físicos e digitais nos territórios da Rússia e Bielorrússia. Já a ESL decidiu banir todas as organizações “com aparentes laços com o governo da Rússia” da próxima competição Pro League e em uma terceira via de apoio, a The Pokémon Company resolveu doar US$ 200 mil à Ucrânia (aproximadamente R$ 1 milhão na conversão atual).

publicidade

No final de fevereiro o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou uma operação militar no Leste da Ucrânia que, segundo a agência de Direitos Humanos da ONU, já resultou em 136 civis mortos, incluindo 13 crianças, e 400 feridos.

A escolha pelo ataque e conflito já também rendeu ao país diversas sensações econômicas emitidas pelos EUA, UE, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul, entre outros. Entre as principais sanções está o congelamento dos bens de Putin e as limitações impostas ao Banco Central da Rússia, que segue afetando a economia do país e preocupando investidores.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!