O estúdio polonês CD Projekt, responsável pelo desenvolvimento de The Witcher e Cyberpunk 2077, anunciou a suspensão das vendas de seus jogos físicos e digitais nos territórios da Rússia e Bielorrússia.

A reação é mais uma envolvendo o mundo dos games em apoio à Ucrânia após a invasão russa ao país. O Bomba Patch anunciou recentemente a exclusão da seleção russa do seu patch, a EA está removendo seleção e clubes do país dos jogos FIFA e o banimento de organizações ligadas ao governo russo por parte do CSGO: ESL. O governo ucraniano inclusive pediu que jogadores russos sejam bloqueados de jogos e torneios de esports.

publicidade

Leia mais!

Confira o comunicado da CD Projekt:

publicidade

Em luz da invasão militar russa em nosso país vizinho da Ucrânia, até segunda ordem o Grupo CD Projekt tomou a decisão de suspender todas as vendas de nossos jogos para Rússia e Bielorrússia. Começamos hoje a trabalhar com os nossos parceiros para suspender as vendas digitais e cessar as entregas físicas de produtos do Grupo CD Projekt, bem como todos os jogos distribuídos na plataforma GOG, aos territórios da Rússia e da Bielorrússia.

Todos os membros do Grupo CD Projekt mantêm-se firmes com o povo da Ucrânia. Embora não sejamos uma entidade política capaz de influenciar diretamente os assuntos estatais, e não aspiremos a ser uma, acreditamos que as entidades comerciais, quando unidas, têm o poder de inspirar uma mudança global nos corações e mentes das pessoas comuns. Sabemos que os jogadores na Rússia e Bielorrússia, indivíduos que nada têm a ver com a invasão da Ucrânia, serão afetados por esta decisão, mas com esta ação queremos galvanizar ainda mais a comunidade global para falar sobre o que está acontecendo no coração da Europa.

publicidade

Aos nossos irmãos e irmãs que lutam pelo seu país natal – mantenham-se fortes!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.