Já faz tempo que estudos defendem que insetos sejam incluídos na dieta por serem uma boa fonte de proteína com um baixo custo de produção em comparação com a indústria tradicional. No entanto, uma nova publicação indica que, além de fazer bem para o organismo, comer insetos pode ser importante para a preservação do meio ambiente.

De acordo com uma pesquisa da Agência Nacional de Ciência da Austrália, com cerca de dois quilos de farinha de larva é possível conseguir aproximadamente um quilo de proteína comestível. No caso da carne bovina, por exemplo, é necessário um espaço 10 vezes maior e ainda causaria 18 vezes mais gases de efeito estufa. É justamente essa segunda parte que está em destaque no momento. 

publicidade

Um grupo de cientistas publicou um artigo na Trends in Plant Science defendendo que comer insetos é mais benéfico para o meio ambiente do que pensávamos. No texto, os autores explicam que os resíduos criados pela produção de alimentos com os pequenos animais podem ajudar o solo e permitir um cultivo sustentável.

Comer insetos pode ser mais importante do que se imagina

“Uma nova correção orgânica do solo está surgindo a partir da produção de uma nova fonte de proteínas animais, ou seja, a produção de insetos como a larva da farinha amarela (Tenebrio molitor), a larva da farinha menor (Alphitobius diaperinus), o grilo doméstico (Acheta domesticus), o grilo preto mosca soldado (Hermetia illucens) ou mosca doméstica (Musca domestica) para alimentação e ração”, diz um trecho.

publicidade

Leia também!

O texto explica que a produção de alimentos à base de insetos normalmente cria dois subprodutos derivados dos resíduos eliminados durante a fabricação. Um deles são os exoesqueletos dos pequenos animais descartados, chamados de exúvias. O outro são literalmente os dejetos, como fezes, descartadas pelos insetos. Ambos podem ser usados como fertilizantes e até mesmo pesticidas. 

publicidade

“Da mesma forma, foi demonstrado que a adição de excremento de insetos ao solo fornece nitrogênio e outros nutrientes às plantas que aumentam sua biomassa e conteúdo nutricional. crescimento e saúde das plantas”, completa ainda o texto.

A intenção da publicação é ajudar a diminuir o preconceito que algumas culturas possuem contra comer insetos. Em muitos países da África, por exemplo, os gafanhotos fazem parte da dieta, assim como outros insetos em algumas partes da China. “Muitas pessoas em nossa parte do mundo precisam se acostumar a comer insetos, mas posso dizer que comi muitas outras espécies de insetos ao redor do mundo e sempre tive uma refeição maravilhosa com eles”, finaliza Marcel Dicke, biólogo da Universidade de Wageningen, na Holanda e coautor do estudo.

publicidade

Via Science Alert

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!