Um novo relatório apontou que o número de mortes por Covid-19 pode ter chegado a mais de 18 milhões, número três vezes maior do que os registros oficiais. O relatório foi lançado exatamente dois anos depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente que a Covid-19 era uma pandemia.

O relatório foi elaborado pela equipe de mortalidade em excesso pela Covid-19, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Ao todo, o time estudou os dados de mais de 191 países e territórios, a fim de definir o que eles chamaram de verdadeiro número global de mortes pela pandemia.

Pandemia causou ‘mortes indiretas’

De acordo com o relatório, nem todas as mortes da pandemia foi causada diretamente pelo vírus. Crédito: Shutterstock

De acordo com a equipe, algumas mortes foram causadas diretamente pelo vírus, outras, porém, estavam ligadas a outras condições, que foram agravadas pela infecção. Isso ocorre porque a Covid-19 pode agravar outras condições médicas, como doenças cardíacas e pulmonares, por exemplo.

Os pesquisadores usaram uma medida conhecida como excesso de mortes, que compara quantas pessoas morreram durante a pandemia com as médias dos anos anteriores à crise. Os números para esta estimativa foram coletados a partir de sites governamentais e três grandes bases de dados.

publicidade

Três vezes mais mortes

De acordo com o relatório, o excesso de mortes variou drasticamente por país e região. Porém, a taxa global de mortes calculada pelo estudo foi de 120 mortes por 100.000 pessoas. Isso significaria que o número total de vítimas da Covid-19 foi de cerca de 18,2 milhões desde março de 2020.

Este número é três vezes maior do que os pouco mais de 6 milhões registrados oficialmente até o momento. Segundo a equipe, as maiores taxas ocorreram em países de baixa renda da América Latina, Europa e África Subsaariana. Porém, o fenômeno também foi visto em países ricos, como EUA e Itália.

Leia mais:

De acordo com o autor principal do estudo, Haidong Wang, o relatório traz uma compreensão sobre o verdadeiro número de mortes pela Covid-19. Para Wang, ter este entendimento é vital para a tomada de decisões eficazes em saúde pública.

Via: BBC

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!