A Ford anunciou nesta segunda-feira (14) vai lançar sete novos carros elétricos na Europa até 2024. Três dos sete modelos serão construídos sob a plataforma MEB, utilizada atualmente na linha ID da Volkswagen.

O diretor da Ford na Europa, Stuart Rowley, descreveu a notícia como “essencial” nos 120 anos de história da montadora. Os novos carros elétricos se juntam ao Ford Mustang Mach-E e ao E-Transit na gama 100% elétrica da montadora.

“Nossa marcha em direção a um futuro totalmente elétrico é uma necessidade absoluta para a Ford atender às necessidades de mobilidade dos clientes em uma Europa em transformação”, explicou Rowley, em comunicado à imprensa. “Trata-se também da necessidade premente de um maior cuidado com o nosso planeta.”

Um crossover midsize para concorrer com o Volkswagen ID.4, que deve ser revelado neste ano antes de ser posto à venda em 2023, lidera a fila de lançamentos. Ele será montado na fábrica da Ford em Colônia, na Alemanha, e oferecerá 500 km de autonomia (ciclo WLTP). Em seguida, a montadora americana deve construir um segundo crossover, mais esportivo, com design derivado de cupês e 300 cavalos de potência. Especula-se que seja a versão da Ford para o ID.5 GTX, mas não há detalhes sobre o carro no presente.

publicidade

A ideia da Ford com os dois novos carros elétricos é, aumentar a produção de veículos a bateria na fábrica alemã para 1,2 milhão de veículos. O investimento soma quase US$ 2 bilhões (em torno de R$ 10 bi), incluindo uma nova planta de montagem de baterias, programada para começar suas operações em 2024.

Novos carros elétricos da Ford
Os três novos modelos elétricos da Ford junto com o Mustang Mach-E (Ford/Divulgação)

Puma elétrico chegará ao mercado em 2024

O terceiro modelo planejado pela Ford é um Puma sem motor a combustão que será montado em Craiova, sul da Romênia — local em que a versão a gasolina ainda é construída. Esta encarnação do Puma deve chegar ao mercado em 2024 para complementar as versões híbridas-leves do subcompacto. A Ford menciona ainda que a Ford Otosan, seu braço na Turquia, “assumirá a propriedade da fábrica em Craiova”, onde, em outros tempos, Oltcit e Daewoo montavam seus modelos.

Para fechar o pacote, a Ford adicionará quatro novos modelos à linha Transit: as grandonas Transit Custom e Tourneo Custom, fabricadas em Koçaeli (Turquia) e a serem lançadas em 2023, e as menores Transit Courier e Tourneo Courier, produzidas em Craiova e com previsão de lançamento no ano seguinte. Além disso, uma van elétrica de tamanho padrão E-Transit será lançada na Europa no segundo trimestre deste ano.

Novos carros elétricos da Ford
Ford também vai lançar quatro veículos comerciais 100% elétricos para se juntar ao E-Transit (Ford/Divulgação)

Nova joint venture visa aumentar produção de baterias na Europa

A Ford também assinou memorando de entendimento não-vinculativo com a SK On e a Koç para uma nova joint venture líder do setor na Turquia. Sujeito à execução de um acordo final, os três parceiros planejam criar uma das maiores instalações de baterias no Velho Continente.

A joint venture funcionará perto de Ancara, capital do país, e fabricará células NMC com alto teor de níquel para módulos. A produção deve começar em meados da década, com uma capacidade anual que provavelmente ficará na faixa de 30 a 45 gigawatts-hora. O investimento vai beneficiar principalmente os operadores de veículos comerciais grandes e pequenos em toda a Europa.

Crédito da imagem principal: Ford/Divulgação

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!