O YouTube Vanced se tornou popular nos últimos anos por permitir assistir vídeos do YouTube sem a necessidade de ver propagandas. Essa versão, no entanto, não é oficial e o Google já possui o YouTube Premium, uma opção paga da plataforma e que não exibe publicidade, principal forma de receita da versão padrão do site..

Ou seja, o YouTube Vanced opera de forma ilegal e ao que tudo indica esse é o motivo do descontinuamento da versão, segundo seus próprios criadores. O serviço está presente em diversas plataformas contorna muitas regras impostas no YouTube padrão. Claro que, por não ser oficial, o Vanced também não conta com a segurança do app do Google.

Agora, segundo seus criadores, o Vanced está chegando ao fim. O comunicado diz que a decisão foi motivada por “motivos legais!”. O considerando que essa versão funciona de forma ilegal, é de se esperar que os desenvolvedores tenham enfrentado problemas na Justiça. Os links para downloads vão ser desabilitados, mas quem já tem o app baixado vai poder continuar usando por tempo indeterminado.

YouTube Vanced

“Vanced foi descontinuado. Nos próximos dias, os links de download serão retirados. O servidor Discord, o chat do Telegram e o subreddit permanecerão por enquanto. Sabemos que isso não é algo que você queria ouvir, mas é algo que tivemos que fazer. Queremos agradecer a todos pelo apoio ao longo dos anos”, diz o comunicado. 

publicidade

Leia mais:

Além do Vanced, existem outras versões paralelas do YouTube sem anúncio. Ainda não é possível saber se terão o mesmo destino do Vanced. O Google não se posicionou sobre o caso.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!