Nesta terça-feira (15) é celebrado o Dia do Consumidor. Mas, os consumidores não têm muito o que comemorar quando o assunto é plano de saúde ou serviços financeiros. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), esses são os segmentos com mais queixas dos clientes.
O estudo do Idec, reproduzido pela Agência Brasil, aponta um crescimento nas reclamações sobre os planos de saúde, levando o serviço a liderar as reclamações e atendimentos em 2021. Precisamente 24,9% das queixas registradas pelo instituto no ano passado referiam-se aos planos de saúde.
Leia mais:
- Conheça a origem do Dia do Consumidor
- Pesquisa: 47% deixa de comprar em empresa após experiência negativa
- Autoatendimentos de SAC desapontam 70% dos brasileiros
Os consumidores reclamam bastante de reajustes abusivos, sendo 27,4% das queixas sobre planos de saúde envolvendo aumento, com a maior parte relacionada aos planos coletivos. Esses não são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Há ainda a negativa de cobertura por parte dos planos de saúde, com 16,2%.
Os serviços financeiros vêm em seguida com 21,5% das reclamações. A cobrança indevida corresponde a 21% dos problemas, com falhas de informação em segundo lugar, somando 15,8%, e renegociação de dívidas fechando o pódio, com 13%.

A terceira colocação do ranking geral está com demais serviços, com 11,9% do total. Deste grupo, os contratos estão entre os problemas mais observados, com 21,5% dentro dessas queixas dos consumidores, seguido por vício de qualidade, com 14,5%, e cobrança indevida, com 13%.
A pesquisa do Idec também registrou 8,7% de reclamações sobre problemas com produtos e fechou o Top 5 com queixas dos consumidores sobre serviços de telecomunicações, com 8% do total.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!