Arqueólogos da Catedral de Notre Dame, em Paris, descobriram um sarcófago de chumbo do século 14 até então desconhecido, juntamente com outros caixões, de acordo com o Ministério da Cultura da França.

Não está claro quem foi sepultado no sarcófago, mas provavelmente era alguém importante. As características e a localização do sarcófago sugerem que ele contém os restos de “um alto dignitário”, segundo um comunicado do ministério, divulgado esta semana.

Paris espera que Notre Dame esteja pronta até 2024

Em 2019, a icônica catedral do século 12 pegou fogo durante um projeto de reforma e restauração. Desde então, o governo francês avançou com uma reconstrução que tem por objetivo restaurar a arquitetura gótica histórica da catedral, serviço que os oficiais da igreja esperam que seja concluído em 2024, quando Paris está programada para sediar os Jogos Olímpicos de Verão, informou a agência de notícias Reuters. 

Na última etapa da restauração, os trabalhadores precisaram colocar andaimes para alcançar a torre queimada da catedral. Antes que eles pudessem erguer os andaimes, no entanto, os arqueólogos examinaram o local para procurar por quaisquer artefatos que pudessem ser danificados. 

publicidade

Durante a escavação, que começou em 2 de fevereiro e segue até 25 de março, a equipe se concentrou no transepto – a parte da catedral onde o piso corre perpendicular ao edifício principal, formando uma cruz. 

Leia mais:

O transepto foi coberto com uma camada de pedra que data do século 18, segundo o comunicado. Abaixo disso, os arqueólogos encontraram “muitas sepulturas” de diferentes camadas, indicando que o local foi usado como cemitério por um longo período de tempo. As sepulturas datam do século 14 e repousam em solos que podem remontar ao início do século 13.

Entre os achados, os arqueólogos encontraram o sarcófago de chumbo em forma humana “totalmente preservado”. A sua colocação no transepto da catedral sugere que a pessoa enterrada tinha status de elite, enquanto sua camada subterrânea indica que data do século 14, no máximo.

A escavação revelou outra descoberta extraordinária: um poço cheio de esculturas pintadas que já fizeram parte da tela de madeira de Notre Dame – a divisória ornamentada que divide a capela-mor e a nave, ou as diferentes extremidades da catedral. 

Essa tela foi construída por volta de 1230 DEC e destruída no início de 1700, de acordo com o comunicado. O arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc (1814-1879) descobriu anteriormente outros fragmentos dessa tela, que agora estão em exposição no Museu do Louvre.

É muito provável que a nova descoberta possa “fornecer novos dados sobre esta tela e sobre a qualidade da sua decoração pintada”, diz o comunicado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!