Dois anos atrás, a fabricante chinesa NIO estava à beira da falência. Com ajuda de investidores locais, no entanto, a montadora se reestruturou internamente e, agora, lançou na China seu primeiro sedã de luxo, o ET7. Será também o primeiro modelo da NIO a ser lançado na Europa, tentando bater de frente com nomes importantes como Mercedes, Audi e BMW.

Uma das principais características do ET7 é o alcance: 1.000 quilômetros com uma bateria intercambiável de 150 kWh. O carro também não faz feio no desempenho: acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos no modo Sport Plus e possui um freio poderoso, capaz de brecar de 100 a 0 km/h num espaço de apenas 33,5 metros.

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Do ponto de vista técnico, o NIO ET7 traz uma carroceria lisa, com coeficiente de arrasto de 0,208 — este valor diz respeito à eficácia aerodinâmica do chassi na redução de resistência do ar em movimento. Para se ter uma perspectiva, o BMW Série 7 tem um coeficiente de 0,24, o que faz do sedã chinês um modelo competitivo no Velho Continente.

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NIO ET7, sedã de luxo chinês
NIO/Divulgação

O NIO ET7 possui também tração integral, o que ajuda na estabilidade do carro nas curvas. Uma excelente característica do modelo é o fato de os sensores serem situados próximos das rodas dianteiras: como em alguns sedãs de luxo alemães, o carro detecta o asfalto à frente e modifica a suspensão para evitar o impacto de eventuais lombadas.

Do ponto de vista da segurança, o ET7 é cheio de tecnologia: câmeras de 8 MP, câmeras sensíveis à luz de 3 MP, sistema avançado de monitoramento de motorista e radares de ondas milimétricas e sensores ultrassônicos. Tudo isso trabalha junto para formar o sistema de direção semiautônoma do ET7, o Aquila, a funcionar melhor.

NIO ET7, sedã de luxo chinês
NIO/Divulgação

Espaço interno com tela AMOLED de 12”

Por dentro, o NIO ET7 traz uma enorme tela AMOLED de 12” no console central, que será responsável pelo sistema de infoentretenimento. Há também o Nomi, uma espécie de IA que funciona como uma Alexa automotiva, e um cofre no apoio do braço dianteiro que só pode ser desbloqueado por reconhecimento facial. Fora isso, o estofamento, os bancos e o volante são comuns, sem muitas novidades.

Na traseira, o espaço do porta-malas possui um pouco mais de 5 metros de comprimento, com apenas 364 litros de capacidade. Para um sedã, isso pode ser um problema, embora compense no espaço para os passageiros no banco traseiro (que é enorme).

Por enquanto, não há detalhes sobre preços do NIO ET7. No entanto, espera-se que o valor seja muito mais barato do que suas contrapartidas no segmento, especialmente os carros de luxo alemães citados no início do texto.

Crédito da imagem principal: NIO/Divulgação

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