O ET5 é o carro elétrico mais recente da montadora chinesa Nio e está sendo preparado para ser um rival do Tesla Model 3 em seu mercado doméstico. O sedan de médio porte foi revelado no evento Nio Day, apresentando medidas como 470 centímetros de comprimento. Ou seja, é quase do mesmo tamanho que o elétrico da montadora americana (que também é montado na China para distribuição local).

Em sua estrutura híbrida de aço-alumínio, o ET5 será enviado com sensores e tecnologia para direção autônoma limitada em rodovias, áreas urbanas e manobra em vagas de estacionamento. O sedan vem com o sistema Nio Autonomous Driving (NAD) mais recente.

frente do veículo
Imagem: Divulgação/Nio

Leia mais:

Com o Nio Aquila Super Sensing e o Nio Adam Super Computing, a empresa afirma que o ET5 irá gradualmente alcançar uma experiência de direção autônoma que seja considerada segura para os diferentes cenários de trânsito e troca de bateria. Outros recursos consistem em portas de soft-close com janelas sem moldura e maçanetas niveladas, chave digital UWB e cockpit digital panorâmico com tecnologias AR e VR.

publicidade
Área interna do carro da montadora chinesa
Imagem: Divulgação/Nio

Programa de baterias da Nio

O ET5 será lançado com opções de pacotes de bateria de 75 kWh, 100 kWh e 150 kWh. Segundo a Nio, o maior pacote, batizado de Ultralong, permitirá um alcance de mais de 965 km no ciclo de testes chinês. Um trem de força com tração nas quatro rodas e motor duplo entrega 482 cv, gerando um sprint de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, de acordo com as informações da montadora.

Já com relação a estações de troca de bateria da empresa, o recurso será lançado em uma data futura ainda não especificada, como um serviço de assinatura mensal. A empresa já mostrou a força desse modelo de negócios chamado de Bateria como Serviço (BaaS), ao oferecer no ano passado um pacote de atualização baseado em uma bateria de 100 kWh para os assinantes.

Nio ET5 de lado
Imagem: Divulgação/Nio

A Nio também opera uma rede de estações de troca de bateria na China e, recentemente, fez parceria com a Shell para expandir a infraestrutura de troca e carregamento convencional. A Nio já está presente na Noruega e planeja expandir para Alemanha, Holanda, Suécia e Dinamarca em 2022. Ao todo, a empresa chinesa quer estar presente em 25 países e regiões até 2025.

O preço do ET5 começa em 328 mil Yuans (algo em torno de R$ 289.786, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas) e os compradores podem obter um desconto de 70 mil Yuans (cerca de R$ 62 mil) se escolherem a opção de assinatura da bateria da Nio. O veículo que quer bater de frente com o Tesla Model 3 na China vem com nove opções de cor externa, e suas entregas estão previstas para começar em setembro de 2022.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!