No início da madrugada deste sábado (19), um foguete SpaceX Falcon 9 vai decolar da Estação da Força Espacial dos EUA, em Cabo Canaveral, na Flórida, levando 53 satélites Starlink a bordo. E quem se interessar poderá acompanhar o lançamento em tempo real, a partir de 00h10, pelo horário de Brasília, no canal da SpaceX no YouTube.

Falcon 9 em seu décimo voo
SpaceX bate novo recorde de reutilização de um foguete Falcon 9 com o lançamento desta noite. Imagem: Reprodução / YouTube

Este será o 12º lançamento deste primeiro estágio do Falcon 9, estabelecendo um novo recorde de reutilização de foguetes da empresa. Em junho de 2019, o impulsionador foi responsável por lançar a missão RADARSAT Constellation, para a Agência Espacial Canadense. O primeiro voo tripulado da SpaceX, a missão Demo-2 para a Estação Espacial Internacional (ISS), em maio de 2020, também foi feito nesse veículo, assim como o lançamento do satélite SXM-7, para SiriusXM, em dezembro de 2020, e oito outras missões Starlink.

Leia mais:

De acordo com um comunicado da SpaceX, a empresa pretende pousar o primeiro estágio do Falcon 9 na balsa robótica “Just Read The Instructions”, que estará esperando por ele no Oceano Atlântico, na costa da Flórida.

publicidade

Segundo o astrofísico e rastreador de satélite Jonathan McDowell, a SpaceX já lançou 2.282 satélites Starlink até o momento, estando 2.033 atualmente operacionais. 

A constelação está prestando serviços de internet banda larga a clientes em todo o mundo, inclusive na Ucrânia, cuja infraestrutura de comunicação foi danificada pelas forças invasoras russas, motivo pelo qual Elon Musk ordenou o envio de terminais Starlink e outros hardwares para a nação devastada pela guerra.

Com permissão para 12 mil satélites Starlink, a SpaceX já solicitou a aprovação de um regulador internacional para lançar outros 30 mil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!