Os três cosmonautas russos chegaram na Estação Espacial Internacional ontem como previsto, mas com uma surpresa, estavam usando trajes amarelos com detalhes em azul, ao invés do traje azul tradicional da Roscosmos.

Perguntado sobre as cores, o comandante da missão, Oleg Artemyev, disse que o motivo foi que eles tinham muito tecido amarelo sobrando no armazém, segundo a tradução de Katya Pvlushchenko em seu perfil no Twitter.

publicidade
Traje nas cores da Ucrânia usado pelos cosmonautas em sua chegada na Estação Espacial Internacional
Traje nas cores da Ucrânia usado pelos cosmonautas em sua chegada na Estação Espacial Internacional / Reprodução: Roscosmos (YouTube)

A chegada dos cosmonautas na Estação Espacial Internacional foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Roscosmos. Nas imagens, os cosmonautas Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov parecem muito felizes, e a recepção a eles também foi muito calorosa.

Apesar da explicação, o astronauta Scott Kelly acredita que a mensagem foi bem clara, e postou em seu perfil que os cosmonautas chegaram na Estação Espacial Internacional usando o amarelo da Ucrânia. Kelly ficou um ano na ISS com um cosmonauta russo, Mikhail Kornienko, entre 2015 e 2016.

publicidade

Katya Pvlushchenko também cita que cada tripulação de cosmonautas pode escolher seu próprio esquema de cores, e isso acontece bem antes do lançamento, mas também disse que não viu um tecido amarelo sendo usado até agora.

Além da chegada dos cosmonautas com as cores da Ucrânia na Estação Espacial Internacional, nessa semana, a ESA anunciou a suspensão do programa Exomars, feito em cooperação com a Roscosmos.

publicidade

Leia também:

Via: Space

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!