Rússia diz que cosmonautas não usaram amarelo em homenagem à Ucrânia

André Lucena20/03/2022 14h04, atualizada em 20/03/2022 14h15
Traje nas cores da Ucrânia usado pelos cosmonautas em sua chegada na Estação Espacial Internacional
Traje nas cores da Ucrânia usado pelos cosmonautas Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov em sua chegada à Estação Espacial Internacional. Imagem: Reprodução: Roscosmos (YouTube)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A repercussão da chegada dos três cosmonautas russos na Estação Espacial Internacional usando trajes amarelos com detalhes em azul (cores da bandeira da Ucrânia), ao invés do traje azul tradicional da Roscosmos, fez com que o chefe da agência espacial russa, Dmitry Rogozin, escrevesse sobre o assunto em sua conta no Twitter.

Leia também:

“Às vezes, amarelo significa simplesmente amarelo”, tuitou Rogozin, completando que os trajes foram inspirados na universidade em que todos os três cosmonautas se formaram. “Sob nenhuma circunstância forçaremos os cosmonautas graduados da Universidade Bauman a não usar as cores do brasão de sua alma mater”, escreveu ele, inserindo uma imagem do brasão da universidade localizada em Moscou.

Na sexta-feira (18), o comandante da missão, Oleg Artemyev, disse que o motivo foi que eles tinham muito tecido amarelo sobrando no armazém, segundo a tradução de Katya Pvlushchenko em seu perfil no Twitter.

A chegada dos cosmonautas na Estação Espacial Internacional foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Roscosmos. Nas imagens, os cosmonautas Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov parecem muito felizes, e a recepção a eles também foi muito calorosa.

Apesar da explicação, o astronauta Scott Kelly acredita que a mensagem foi bem clara, e postou em seu perfil que os cosmonautas chegaram na Estação Espacial Internacional usando o amarelo da Ucrânia. Kelly ficou um ano na ISS com um cosmonauta russo, Mikhail Kornienko, entre 2015 e 2016.

Katya Pvlushchenko também cita que cada tripulação de cosmonautas pode escolher seu próprio esquema de cores, e isso acontece bem antes do lançamento, mas também disse que não viu um tecido amarelo sendo usado até agora.

Cosmonautas chegam na Estação Espacial Internacional usando cores da Ucrânia
Cosmonautas chegam na Estação Espacial Internacional usando cores da Ucrânia / Reprodução: Roscosmos (YouTube)

Além da chegada dos cosmonautas com as cores da Ucrânia na Estação Espacial Internacional, nessa semana, a ESA anunciou a suspensão do programa Exomars, feito em cooperação com a Roscosmos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.