Fim da novela: primeiros carros saem da linha da produção da Tesla Gigafactory Berlim

Após vários contratempos com autoridades, Musk entregou pessoalmente os primeiros veículos da Gigafactory Berlim, em cerimônia festiva
Por Fábio Marton, editado por Acsa Gomes 23/03/2022 17h55, atualizada em 25/03/2022 15h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Não foi com pouca festa que Elon Musk supervisionou a entrega dos primeiros carros fabricados na Alemanha na sua Gigafactory, numa cerimônia festiva realizada ontem (22 de março) à tarde. Isso marca o início da operação da fábrica dois anos depois de ter sido anunciada pela primeira vez.

Sob música, 30 clientes tiveram um primeiro vislumbre de seus novos Tesla Model Y através de um túnel iluminado por neon, aplaudindo a Musk enquanto dançava e fazia graça.

O chanceler alemão Olaf Scholz também participou do evento, elogiou a Gigafactory como o futuro da indústria automotiva. Do lado de fora, havia ativistas ambientais que tentaram fazer piquete na entrada da fábrica com placas mencionando o uso de água. Dois deles chegaram a fechar uma estrada próxima fazendo rapel de uma ponte.

Musk tinha expectativas de começar a produção oito meses atrás. Atrasos no licenciamento e questões de impacto ambiental da fábrica atrasaram o processo. A Tesla teve que atender pedidos europeus de Xangai enquanto aguardava sua licença. Recebeu a aprovação final das autoridades alemãs em 4 de março. Os pedidos para os clientes regulares (não os convidados da festa) devem começar a chegar mês que vem.

As ações da Tesla subiram 7,9% após a abertura, seu nível mais alto em mais de dois meses. Cerca de 3.500 dos 12.000 trabalhadores esperados foram contratados já. Funcionando plenamente, a Gigafacotry produzirá 500.000 carros por ano. A promessa é que Cybertrucks sejam produzidos nela.

O CEO prometeu que haverá em breve um teste do Full Self Driving (FSD) na Europa, mais provavelmente ano que vem, mas que o ambiente regulatório é hostil: “É muito difícil dirigir totalmente autônomo na Europa”.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Ícone tagsTags: