Não foi com pouca festa que Elon Musk supervisionou a entrega dos primeiros carros fabricados na Alemanha na sua Gigafactory, numa cerimônia festiva realizada ontem (22 de março) à tarde. Isso marca o início da operação da fábrica dois anos depois de ter sido anunciada pela primeira vez.

Sob música, 30 clientes tiveram um primeiro vislumbre de seus novos Tesla Model Y através de um túnel iluminado por neon, aplaudindo a Musk enquanto dançava e fazia graça.

publicidade

O chanceler alemão Olaf Scholz também participou do evento, elogiou a Gigafactory como o futuro da indústria automotiva. Do lado de fora, havia ativistas ambientais que tentaram fazer piquete na entrada da fábrica com placas mencionando o uso de água. Dois deles chegaram a fechar uma estrada próxima fazendo rapel de uma ponte.

Musk tinha expectativas de começar a produção oito meses atrás. Atrasos no licenciamento e questões de impacto ambiental da fábrica atrasaram o processo. A Tesla teve que atender pedidos europeus de Xangai enquanto aguardava sua licença. Recebeu a aprovação final das autoridades alemãs em 4 de março. Os pedidos para os clientes regulares (não os convidados da festa) devem começar a chegar mês que vem.

publicidade

As ações da Tesla subiram 7,9% após a abertura, seu nível mais alto em mais de dois meses. Cerca de 3.500 dos 12.000 trabalhadores esperados foram contratados já. Funcionando plenamente, a Gigafacotry produzirá 500.000 carros por ano. A promessa é que Cybertrucks sejam produzidos nela.

O CEO prometeu que haverá em breve um teste do Full Self Driving (FSD) na Europa, mais provavelmente ano que vem, mas que o ambiente regulatório é hostil: “É muito difícil dirigir totalmente autônomo na Europa”.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!