Um foguete Soyuz carregando uma espaçonave chamada Meridian-M foi lançado nesta terça-feira (22) do Cosmódromo de Plesetsk, no noroeste da Rússia. De acordo com a agência de notícias estatal Ria Novosti, trata-se de um satélite militar de comunicações.

Foguete Soyuz carregando satélite militar russo. Imagem: Roscosmos

“Os satélites da série ‘Meridian’ fornecem comunicação entre embarcações marítimas e aeronaves de reconhecimento de gelo na área da Rota do Mar do Norte com estações costeiras e terrestres”, disse a agência. “Além disso, os dispositivos expandem as capacidades das estações de comunicação via satélite nas regiões do norte da Sibéria e do Extremo Oriente”.

Esse foi o segundo lançamento realizado pela Rússia desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro. Na última sexta-feira (18), um foguete Soyuz foi lançado do Cosmódromo de Baikonur, administrado pela Rússia, no Cazaquistão, enviando os cosmonautas Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Leia mais:

publicidade

O trio entrou no laboratório em órbita algumas horas depois vestindo macacões amarelos e azuis, as cores nacionais da Ucrânia. Isso provocou especulações de que os cosmonautas poderiam estar expressando apoio à nação invadida. As autoridades espaciais russas, no entanto, negaram essa interpretação.

Nave espacial da Rússia foi impedida de lançar satélites do Reino Unido

Na verdade, o número de lançamentos deveria ser três, já que uma espaçonave Soyuz operada pela empresa francesa Arianespace estava programada para lançar 36 satélites de internet para a empresa OneWeb, com sede em Londres, no começo do mês.

Ocorre que a agência espacial federal da Rússia, a Roscosmos, exigiu que a OneWeb garantisse que seus satélites não seriam usados ​​para fins militares e que o governo do Reino Unido se desfizesse da empresa, que ajudou a comprar da falência em 2020. Essas exigências não foram atendidas, e o foguete foi retirado da plataforma pouco antes da decolagem.

No entanto, a OneWeb já encontrou outra maneira de colocar seus satélites em funcionamento: na segunda-feira (21), a empresa anunciou que assinou um acordo de lançamento com a SpaceX.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!