Nesta quarta-feira (8), o bilionário japonês Yusaku Maezawa e seu assistente pessoal, Yozo Hirano, decolaram a bordo da espaçonave Soyuz MS-20, no topo de um foguete Soyuz 2.1a, para uma estadia de 12 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento aconteceu às 12h38 local (4h38, pelo horário de Brasília), no Cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão.

Quase seis horas depois da decolagem, às 14h40 pelo horário local (10h40 – Brasília) a cápsula fez um bem-sucedido acoplamento autônomo com o módulo de pesquisa Poisk, no lado russo da ISS.

publicidade

Junto com os turistas está o cosmonauta russo Alexander Misurkin, que já viajou à ISS duas vezes (em 2013 e 2017) e passou, no total, 334 dias, 11 horas e 29 minutos no espaço. Deste total, 28 horas e 14 minutos foram gastos em caminhadas espaciais.

Espaçonave Soyuz MS-20 voando em direção à ISS. Imagem: NASATV

Eles se juntaram ao comandante da Expedição 66, Anton Shkaplerov, e ao cosmonauta Pyotr Dubrov, ambos da Roscosmos, agência espacial russa, além dos astronautas da Nasa Mark Vande Hei, Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron e do astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Matthias Maurer.

publicidade
Ao centro da imagem, o cosmonauta Alexander Misurkin, com o bilionário Yusako Maezawa à sua esquerda (na ponta direita da foto) e, do outro lado, o assistente pessoal de Maezawa, Yozo Hirano. Imagem: NASATV

Maezawa transmitiu o lançamento em seu canal no YouTube, onde compartilhará sua experiência no laboratório orbital, filmada por Hirano. Ele tem uma lista de 100 coisas para fazer no espaço, sugeridas pelo público, que vão desde “lançar o avião de papel mais distante” até “fazer uma dança TikTok” na Estação Espacial Internacional. Os donos das ideias escolhidas pelo bilionário serão premiados com um emblema da missão personalizado, idêntico ao que Maezawa está usando em seu uniforme.

Esta é a primeira vez em mais de uma década que os russos levarão turistas estrangeiros à ISS. O último foi o canadense Guy Laliberte, cofundador do Cirque du Soleil, em 2009.

publicidade
O empresário bilionário japonês Yusaku Maezawa, que visitará a ISS em dezembro. Imagem: Captura de tela / YouTube
O empresário bilionário japonês Yusaku Maezawa, que decolou nesta quarta-feira rumo à ISS a bordo de uma espaçonave russa Soyuz. Imagem: Captura de tela / YouTube

Entretanto, a missão mais recente de uma Soyuz, a MS-19, levou à ISS a atriz russa Yulia Peresild e o cineasta Klim Shipenko. Eles decolaram em 5 de outubro também para uma estadia de 12 dias, durante os quais gravaram cenas de um filme chamado O Desafio, o primeiro a ser rodado em órbita da Terra.

Além da visita à ISS, Maezawa tem mais uma grande ambição: ser o primeiro turista espacial a completar um voo ao redor da Lua. Para isso, tem um contrato com a Space Adventures, que usará uma cápsula Crew Dragon da SpaceX.

publicidade

Leia mais:

16 turistas foram ao espaço em 2021

2021 foi um ano movimentado para o turismo espacial. Em 11 de julho tivemos Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, acompanhado por outros três funcionários da empresa: Beth Moses, instrutora chefe de astronautas, Colin Bennett, engenheiro líder de operações e Sirisha Bandla, vice-presidente de relações governamentais e operações de pesquisa.

9 dias depois, em 20 de julho, foi a vez do bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, ir ao espaço a bordo de um foguete New Shepard desenvolvido por uma de suas empresas, a Blue Origin, na missão NS-16. Ele foi acompanhado por seu irmão Mark Bezos, por Wally Funk, uma pioneira da astronáutica nos EUA e por Oliver Daemen, filho de Joes Daemen, CEO da Somerset Capital Partners. Na época do voo, a dupla estabeleceu o recorde de pessoa mais velha (Funk, aos 82 anos) e a mais jovem (Daemen, com 18) a viajarem ao espaço.

Os tripulantes da Inspiration 4. Da esquerda para a direita: Jared Isaacman, Dra. Sian Proctor, Hayley Arceneaux e Chris Sembroski.
Os tripulantes da Inspiration 4. Da esquerda para a direita: Jared Isaacman, Dra. Sian Proctor, Hayley Arceneaux e Chris Sembroski.
Imagem: John Kraus / Netflix.

Em 15 de setembro foi a vez da Inspiration4, primeira missão orbital totalmente civil na história da humanidade. Quatro pessoas decolaram a bordo de uma cápsula Crew Dragon, impulsionada por um foguete Falcon 9 (ambos da SpaceX) para uma jornada de dois dias a 585 km de altitude, mais alto do que a ISS.

A bordo estavam o bilionário norte-americano Jared Isaacman, que financiou a viagem, a enfermeira Hayley Arceneaux, o engenheiro aeroespacial Chris Sembroski e a geóloga Dra. Sian Proctor. A missão teve como objetivo arrecadar US$ 200 milhões para o St. Jude Children’s Research Hospital, em Memphis, no Tennessee, EUA, e foi registrada no documentário “Inspiration 4: Viagem Estelar” no Netflix.

A tripulação da New Shepard NS-18 logo após o pouso. Da esquerda para a direita: Audrey Powers, William Shatner, Chris Boshuizen e Glen de Vries. Imagem: Blue Origin.
A tripulação da New Shepard NS-18 logo após o pouso. Da esquerda para a direita: Audrey Powers, William Shatner, Chris Boshuizen e Glen de Vries. Imagem: Blue Origin.

Em 13 de outubro foi a vez do ator canadense William Shatner, o eterno “Capitão Kirk” de “Jornada nas Estrelas”, ir ao espaço a bordo de outra missão da Blue Origin, a NS-18. Com 90 anos, ele “roubou” de Funk o recorde de pessoa mais velha no espaço.

Seus companheiros de viagem foram Audrey Powers, executiva da Blue Origin, e os empresários Chris Boshuizen e Glen de Vries. Tragicamente, de Vries faleceu em um acidente aéreo nos EUA cerca de um mês depois, em 12 de novembro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!