O original de “Jogos Vorazes” está completando em 2022 – este mês, inclusive, para ser mais exata – 10 anos desde seu lançamento, que aconteceu em 23 de março de 2012. Baseado nos livros de mesmo nome de Suzanne Collins, o longa foi um sucesso de bilheteria e se tornou uma franquia lucrativa com mais três filmes posteriores. Ao The Hollywood Reporter, o diretor do primeiro longa, Gary Ross, contou por que decidiu fazer o filme após os filhos se fascinarem com o livro, o que o também levou ao encantamento.  

10 anos de “Jogos Vorazes”: diretor revela por que decidiu fazer o filme. Imagem: © 2011 - Lionsgate
10 anos de “Jogos Vorazes”: diretor revela por que decidiu fazer o filme. Imagem: © 2011 – Lionsgate

“Eles ficaram fascinados quando leram, então eu já sabia disso. Meu agente me disse que eles estavam querendo fazer um filme, então comecei a ler por volta das 10 horas de uma noite e terminei [na mesma noite] sem parar. Então eu liguei para ele na manhã seguinte e disse que eu queria fazer isso”, disse Ross. 

publicidade

Leia mais!

O cineasta explicou também como o tema do enredo é mais profundo do que se imagina. Apesar de superficialmente se tratar apenas de uma competição mortal e cheia de ação que conquistou diversos fãs pelo mundo, o interesse principal do diretor pelo desenvolvimento do filme foi baseado na mensagem por trás da disputa. 

publicidade

“Acho que uma razão pela qual essa franquia foi tão bem-sucedida é que esta geração sente que está lutando por sua sobrevivência o tempo todo – e essa sobrevivência está longe de ser a certa. Da mudança climática ao autoritarismo, essa geração sente uma sensação real de medo e perigo. O livro de Suzanne falou isso e ressoou. É uma das razões pelas quais eu queria fazê-lo.” 

Gary Ross em Jogos Vorazes. Imagem: Foto de Murray Close – © 2011 Lions Gate Films Inc. Todos os direitos reservados.

De acordo com THR, “Jogos Vorazes” estreou com US$ 155 milhões (aproximadamente R$ 754 milhões na conversão atual) nas bilheterias e direcionou rapidamente os holofotes a Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth. Sobre a escolha do trio protagonista Ross disse que Lawrence, assim como os outros, não deram nem chances aos concorrentes nas audições. 

publicidade

“Foi divertido, na verdade. Jennifer explodiu as portas do lugar. Josh foi perfeito. Eu não tinha ideia de que Liam não era americano até falar com ele quando a leitura acabou. Todos eles foram ótimos. Estas foram honestamente decisões fáceis para mim.” 

10 anos de “Jogos Vorazes”: diretor revela por que decidiu fazer o filme. Imagem: Foto por Crédito da foto: Murray Close – © 2011 Lions Gate Films Inc. Todos os direitos reservados.

E por falar em decisões, Ross também mencionou o porquê de ter deixado a franquia. A partir do segundo filme, “Em Chamas”, de 2013, a direção das sequências passou para Francis Lawrence (apesar do mesmo sobrenome, o novo diretor não possui parentesco com a atriz principal). 

publicidade

“Foi uma decisão muito difícil. Acho que o que as pessoas não perceberam é que eu tinha dois empregos. Eu escrevi e dirigi, e você faz uma dessas coisas antes de fazer a outra. Honestamente, não havia tempo para fazer as duas coisas nos três meses e meio entre os filmes, então segui em frente.” 

Em 2020, um livro prequel da trilogia Jogos Vorazes foi escrito e lançado pela escritora original, Collins. Ao longe de mais de 500 páginas a escritora retorna 64 anos antes dos eventos da franquia e se concentra no momento após os chamados Dias Sombrios. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!