Segundo uma patente recém-descoberta, a Apple pode estar trabalhando em um modelo de  AirPods que não deve ser colocado no ouvido. A patente, intitulada “Dispositivo vestível com áudio direcional”, foi encontrada pela PatentlyApple. O documento descreve um fone, se é podemos chamar assim, que permite ouvir música sem que o usuário precise usar o aparelho no ouvido e ser cortado do que está acontecendo ao seu redor.

Na patente submetida, a Apple descreve um  dispositivo de áudio vestível, capaz de entregar som aos ouvidos sem que o usuário precise usá-lo em qualquer lugar próximo ao seu rosto. Uma imagem mostra esse tipo de AirPod preso na gola de uma camisa, com ondas sonoras chegando aos ouvidos do usuário.

publicidade

As ondas de áudio produzidas pelo dispositivo são direcionadas por um conjunto paramétrico de alto-falantes, pensados para impedir que o som chegue a outras pessoas, mas se mantendo alto e claro para o usuário. Sistemas semelhantes já existem no mercado, como em óculos com sistema de áudio.

Pela patente, o conjunto paramétrico de alto-falantes deve irradiar feixes compostos por ondas sonoras direcionadas aos ouvidos do usuário. A tecnologia beamforming permite que o dispositivo também simule um microfone direcional. Isso significa que o aparelho poderá ter suporte para chamadas assim como os AirPods convencionais, que isolam a voz dos usuário dos sons ambiente em ligações.

Leia mais:

Bom, vale apontar que nem todas as patentes acabam saindo do papel. Mas se a Apple alcançar mesmo a tecnologia para um AirPod que não precisa ser colocado no ouvido, isso poderia mudar o mercado de fones como conhecemos.

Via: SlashGear

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!