Se você ainda não fez, calma que ainda da tempo de buscar a renegociação da dívida do Fies. Os cerca de um milhão de estudantes brasileiros com parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil em atraso têm até o dia 31 de agosto para se regularizar, com prazos, condições e vantagens.

Em entrevista à Voz do Brasil, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, disse que cerca de R$ 9 bilhões são devidos em parcelas não pagas. No total, o saldo devedor de estudantes é de R$ 38,6 bilhões.

publicidade

Leia mais:

O governo federal, tenta recuperar uma parte do montante com o novo programa de quitação, iniciado no dia 7 de março. Para conseguir realizar a renegociação do Fies, os estudantes precisam estar com atraso de a partir de 90 dias.

Os descontos vão de 12% a 92%, com a opção de parcelar em até 150 meses. Quem estiver com o nome negativado, o famoso “nome sujo“, em serviços de proteção ao crédito e participar da renegociação do Fies, terá o cadastro restabelecido assim que a primeira parcela for paga.

Infelizmente para aqueles que pagam as parcelas em dia, não há nenhuma vantagem. Mesmo que acesse o site onde encontra os detalhes do contrato e acesse as abas de renegociação, vai ver apenas mensagens negando qualquer possibilidade de reduzir o saldo devedor.

Como renegociar a dívida do Fies:

  1. Entre na parte do Fies através do banco em que contratou o financiamento, Caixa Econômica Federal (CEF) ou Banco do Brasil (BB). Aqui, utilizamos um contrato feito pelo primeiro banco.
  2. Ao acessar com o login usando CPF e senha, espere a página carregar (o portal é bem quebrado e costuma dar erro. É preciso paciência). Clique em “Contrato Fies” e, no menu descendente, selecione “Renegociação 2022”.
renegociação fies
Imagem: Reprodução

3. Caso esteja em dívida com o financiamento, as opções de renegociação, com prazos, valores e parcelas, vai aparecer.

Imagem: Reprodução

4. Caso não seja elegível, uma mensagem vai informar que não é possível reduzir o débito.

renegociação fies
Imagem: Reprodução

A entrevista na íntegra do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação à Voz do Brasil pode ser assistida no canal da TV Brasil no YouTube.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!