Uma nova tecnologia chamada Neural Radiance Field ou NeRF envolve o treinamento de algoritmos de IA para permitir a criação de objetos 3D a partir de fotos bidimensionais. O NeRF tem a capacidade de preencher os espaços em branco, por assim dizer, interpolando o que as fotos 2D não capturaram. É um truque bacana que pode levar a avanços em vários campos, como videogames e direção autônoma. Agora, a NVIDIA desenvolveu uma nova técnica NeRF – a mais rápida até hoje, afirma a empresa – que precisa de apenas alguns segundos para treinar e gerar uma cena 3D.

Leva apenas alguns segundos para treinar o modelo, chamado Instant NeRF, usando dezenas de fotos e os ângulos de câmera de onde foram tiradas. Depois disso, é capaz de gerar uma cena 3D em apenas “dezenas de milissegundos”. Como outras técnicas de NeRF, requer imagens tiradas de várias posições. E para fotos com vários assuntos, as fotos tiradas sem muito movimento são preferidas, caso contrário, o resultado ficaria embaçado.

publicidade

Confira o Instant NeRF em ação abaixo:

NVidia mostra Instant NeRF

A NVIDIA explica que os primeiros modelos NeRF também não demoram muito para produzir resultados. Eles levam apenas alguns minutos para renderizar uma cena 3D, mesmo que o assunto em algumas das imagens esteja obstruído por objetos, como pilares e móveis. No entanto, treiná-los levou horas. A versão da NVIDIA leva apenas alguns segundos para ser treinada, porque conta com uma técnica desenvolvida pela empresa chamada codificação de grade de hash multi-resolução, otimizada para funcionar com eficiência em suas GPUs. Ele pode até ser executado em uma única GPU, embora seja mais rápido em placas com núcleos tensores que fornecem um aumento de desempenho para inteligência artificial.

A empresa acredita que o Instant NeRF pode ser usado para treinar robôs e ajudar os sistemas de direção autônoma a entender os tamanhos e formas de objetos do mundo real. A NVIDIA também vê um futuro para a técnica em entretenimento e arquitetura, onde pode ser usada uma forma de gerar modelos 3D de ambientes reais que os criadores podem modificar durante o processo de planejamento.

Leia mais:

Via: Engadget

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!