Fundada há apenas quatro anos, a fabricante vietnamita de automóveis VinFast está anunciando uma mega instalação nos EUA, no estado da Carolina do Norte.

A VinFast planeja investir US$ 2 bilhões (R$ 9,5 bilhões convertendo, para termos uma ideia em nossa moeda) na fase 1 da construção, que começará ainda em 2022. 150 mil veículos deverão ser produzidos por ano, quando a produção começar em julho de 2024. Não só isso. As instalações da empresa vietnamita nos EUA também abrigarão uma fábrica de baterias.

Um toque patriótico

Os modelos programados para serem construídos na fábrica incluem o VinFast VF 8 e o VF 9 (que ilustra nossa imagem de destaque). Tais modelos SUV elétricos de 5 e 7 passageiros foram anunciados anteriormente como VF e35 e VF e36, no Salão do Automóvel de Los Angeles em 2021 – é esperado que eles estejam sendo vendidos aos clientes americanos em 2022.

Em outubro do ano passado, a subsidiária do VinGroup apresentou como meta vender entre 160 mil a 180 mil automóveis elétricos em um ano só nos EUA, equivalente a 1% das vendas gerais do setor no país.

publicidade

É um avanço inédito da empresa do Vietnã: sua primeira planta internacional. E não deixa de ter algo de irônico: a escolha de “invadir” os EUA pode ser só por considerações econômicas. Mas não dá para esquecer que o Tio Sam passou quase 20 anos, entre 1955 e 1975, tentando impedir que o Vietnã do Norte, comunista, unificasse o país, derrubando o governo do Sul. Não conseguiu, o sul foi tomado pelo Norte e o resultado é o Vietnã como conhecemos hoje, que segue o “socialismo de mercado” ao estilo China.

Mas a Guerra do Vietnã parece ter ficado no passado distante: com relações restabelecidas desde 1995, hoje os países contam com ótimas relações. Bem melhores que as entre EUA e China – e que Vietnã e China, na verdade.

Do Vietnã para o mundo

O CEO da VinFast Global, Le Thi Thu Thuy, diz que ter uma unidade de produção no mercado dos EUA ajudará a empresa no gerenciamento de sua cadeia de suprimentos. Fora o fator relacionado a preços reduzidos (para ofertas de veículos acessíveis) e tempo de fornecimento.

Além dos EUA, a vietnamita vem estabelecendo suas operações no Canadá, Alemanha, França e Holanda, e alega ter contratado especialistas de desenvolvimento e mercado que trabalharam na Tesla, BMW, Porsche, Toyota e Nissan. Seu foco está em se tornar uma montadora verdadeiramente global. Enquanto isso, em seu país natal, o Vietnã, a VinFast já estabeleceu uma linha de carros e ônibus elétricos, além de meios de transporte menores, como e-scooters.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Via The Drive