Starship foi contratada para mais um voo tripulado no Programa Artemis

SpaceX confirmou a informação via Twitter, afirmando que a NASA exerceu uma cláusula contratual que lhe permitia fazer essa negociação
Por Rafael Arbulu, editado por Acsa Gomes 30/03/2022 15h47, atualizada em 01/04/2022 15h12
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A NASA contratou a SpaceX para conduzir mais um voo tripulado pela nave orbital Starship em direção à Lua como parte do Programa Artemis, de acordo com publicação feita pela empresa de Elon Musk no Twitter. A companhia também confirmou que a ação tem base em uma cláusula contratual que permite à agência espacial americana conduzir esse tipo de negociação.

As informações mais aprofundadas do novo contrato ainda não foram divulgadas, então não se sabe muito no que tange à natureza do voo, ou mesmo sua data. Sabe-se apenas que se trata de uma missão tripulada demonstrativa – no sentido de que a Starship levará uma tripulação de astronautas para e de volta da Lua. A NASA já tem uma missão desse tipo prevista dentro do escopo do programa.

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Entre essas duas viagens, não está claro se há alguma diferença prática entre elas, mas um detalhe salta aos olhos: um calendário oficial publicado no site da NASA mostrou planos da agência para os próximos 10 anos em missões para a Lua e Marte, mas no que tange ao Artemis, ele menciona apenas duas demonstrações de voo com a Starship – uma missão tripulada e uma missão não tripulada. Ou seja, ela não contempla o novo contrato, mesmo esse calendário aparecendo depois do anúncio da SpaceX.

Mais além, a NASA parece estar planejando um espaço de três anos entre o primeiro e o segundo voo tripulados – um em 2025 e o outro com possibilidade de ocorrer em 2028. Essa disparidade de tempo causou certa estranheza: durante todo o Programa Apollo, por exemplo, todas as missões tripuladas para a Lua – incluindo até mesmo uma viagem abortada circumlunar – ocorreram em menos de quatro anos. Esse espaço de três anos para apenas duas viagens tripuladas ainda não tem explicação.

De qualquer forma, todas as estranhezas podem ser efeito de uma falta de coordenação de comunicação entre a NASA e a SpaceX, uma vez que o segundo voo tripulado da Starship não foi desmentido por ninguém. Ou então a agência e/ou a empresa estão calculando um possível adiamento das primeiras missões – um problema plausível, considerando os atrasos da NASA no desenvolvimento do Space Launch System (SLS), o mega foguete que vai estrear o Programa Artemis em meados de 2024.

E não é como se a SpaceX já não tivesse problemas por conta própria: apesar de já ter alguns contratos assegurados, a nave orbital da empresa de Elon Musk ainda sequer realizou seu voo completo de teste. Muito disso é culpa da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, que já adiou por pelo menos três vezes a inspeção para certificação ambiental da Starbase, a base onde está instalada a Starship. Sem essa permissão, a nave não sai do solo.

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Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.