Com três já dá para pedir música em um certo programa dominical, não? A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos adiou mais uma vez a avaliação ambiental da Starbase, instalação da SpaceX em Boca Chica, no Texas, praticamente jogando a estreia da Starship – a nova espaçonave orbital da SpaceX – um mês para frente.

Em nossa última atualização sobre o assunto, o órgão que administra o setor aeroespacial nos EUA havia prometido uma avaliação completa até 28 de março – ou seja, hoje, segunda-feira. No entanto, a agência confirmou estar revisando detalhes finais da documentação obrigatória e remarcou a conclusão do processo para 29 de abril de 2022.

publicidade

Leia também

Vale lembrar que a documentação exigida para a avaliação foi entregue pela SpaceX no primeiro semestre de 2020. E a FAA promoveu vários adiamentos alegando motivos mais que elusivos. Em junho de 2021, o órgão havia apenas começado a analisar os documentos, prometendo uma avaliação completa em dezembro.

publicidade

É bem verdade que Elon Musk, CEO da SpaceX, já esperava que a estreia de sua nave se desse em meados de maio, mas a situação ainda é um golpe no calendário da empresa texana. Isso porque, apesar de uma avaliação similar já ter sido conduzida em sua estrutura na Flórida (a base de lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy), a FAA levou cerca de um ano para fazer todas as aprovações naquele caso.

Em outras palavras, os seis meses de tempo no plano original da FAA já eram uma possibilidade bem remota. Isso acabou se confirmando: dias antes do primeiro compromisso, o órgão adiou a análise para fevereiro de 2022. Em fevereiro, houve o adiamento para março e, agora em março, joga-se o processo mais um mês para frente.

publicidade

A declaração da FAA sobre o novo adiamento também não dá indícios se houve ou não algum progresso: o órgão diz estar conduzindo a análise do “final PEA” – a parte final da documentação técnica onde a SpaceX diz como a Starbase é, com todos os seus recursos e capacidades. No entanto, a agência também disse estar “em consulta com agências a níveis municipais, estaduais e federais”, algo que ela já havia declarado em março. E em fevereiro. E em dezembro.

Em suma, mesmo que a FAA cumpra o prazo prometido para abril, a SpaceX ainda precisará de tempo para, literalmente e figurativamente, “ligar os motores”. Não se entrega uma plataforma de lançamento tão robusta quanto a Starship e seu propulsor, o foguete Super Heavy, da noite para o dia. É a maior plataforma de lançamento da história, afinal.

publicidade

A SpaceX não comentou o adiamento nem tampouco o impacto que isso trará em seu calendário.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!