Na noite desta terça-feira (5), um show emocionante poderá ser assistido pelos observadores do céu – um asteroide quase do tamanho de um ônibus fará um voo relativamente próximo, porém seguro, da Terra. Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA, o asteroide 2022 GN1 vai passar a cerca de 127 mil km de nós, o que representa em torno de um terço da distância entre o nosso planeta e a Lua.

Ainda que a rocha espacial seja categorizada como um “asteroide potencialmente perigoso” pela CNEOS, ela não representa nenhuma ameaça ao nosso planeta.

O asteroide que vai passar relativamente próximo à Terra nesta terça-feira tem quase as dimensões de um ônibus. Imagem: buradaki – Shutterstock

Uma transmissão ao vivo do evento está sendo organizada pelo Projeto Telescópio Virtual, serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, permitindo que qualquer pessoa possa acompanhar, a partir das 22h (pelo horário de Brasília), pelo canal do projeto no YouTube.

Estima-se que 2022 GN1 tenha entre 7,7 e 16 metros de diâmetro, tamanho aproximado de um ônibus grande. O asteroide fará sua passagem mais próxima por volta da meia-noite, a uma velocidade de aproximadamente 55,5 mil km/h, de acordo com o site Space.com.

O asteroide 2022 GN1 foi descoberto apenas na sexta-feira (1º), usando dados coletados pelo telescópio PanSTARRS, no Havaí, que regularmente detecta objetos até então desconhecidos perto da Terra.

Embora a grande maioria das rochas espaciais – especialmente as grandes – não colidam com a Terra, nosso planeta é frequentemente atingido com objetos espaciais menores. No mês passado, por exemplo, um asteroide do tamanho de um piano de cauda caiu no Mar da Noruega, ao norte da Islândia.

Claro que um impacto de asteroide nunca está fora de questão, e é por isso que a NASA mantém em operação o Escritório de Coordenação de Defesa Planetária. A agência não só monitora o espaço ao nosso redor, mas também projeta tecnologias de defesa de asteroides que poderiam nos proteger de uma possível colisão. Em setembro deste ano, a espaçonave DART vai colidir intencionalmente no asteroide Dimorfos para tentar mudar sua órbita.

Se você perder a passagem do asteroide 2022 GN1 nesta noite, não tem problema: ele estará de volta para outro sobrevoo em agosto de 2056. Mas, se 34 anos for tempo demais para esperar, sua próxima oportunidade de ver um asteroide passando perto da Terra pode ser na manhã de quinta-feira (7), quando o asteroide 2022 GQ1 – um pouco menor do que o GN1 – passará a uma distância de 220 mil km do nosso planeta.