Para as Eleições 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adicionou novos recursos ao seu chatbot criado em parceria com o WhatsApp para promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral de forma rápida e fácil aos eleitores.

A principal novidade foi lançada nesta segunda-feira (4), se trata da nova versão do “Tira-Dúvidas do TSE”, que ficou ainda mais interativa.

publicidade

Com as novas funcionalidades, a ideia é que o assistente virtual se torne um aliado importante no combate à desinformação, além de aproximar a Justiça Eleitoral dos brasileiros.

Como funciona o chatbot do TSE?

O chatbot conta com um menu dividido em tópicos, que vão desde informações sobre como tirar ou regularizar o título, as principais datas do calendário eleitoral de 2022. 

Com a proximidade de outubro, mês das eleições, novas funcionalidades serão incorporadas à ferramenta.

O assistente virtual também oferece um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral: o “Fato ou Boato?”. 

Eleições 2022: como usar o chatbot do TSE no WhatsApp?
A partir do chatbot, também é possível encaminhar esses conteúdos checados para amigos e familiares. Imagem: Reprodução

Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere. 

Leia mais:

Como usar o recurso?

O assistente virtual do TSE é fruto de uma parceria do WhatsApp com o Tribunal estabelecida em 2020 e renovada para 2022. Confira no guia abaixo como acessar o chatbot no seu celular.

Passo 01: para interagir com o chatbot do TSE, aponte a câmera do seu celular para o código QR abaixo. 

Imagem: TSE/Reprodução

Se preferir, adicione o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp, o que pode ser feito clicando aqui.

Passo 02: depois de ler o código, toque em ‘Iniciar conversa’. 

Passo 03: no fim, basta começar o diálogo com o robô virtual acessando um dos tópicos disponíveis.

Eleições 2022: como usar o chatbot do TSE no WhatsApp?
Imagem: Reprodução

Pronto! Agora que você já conhece o bot do TSE, compartilhe a novidade com seus familiares e amigos.

Combate às ‘fake news’

Esta já é a segunda eleição em que o Tribunal firma um acordo com o WhatsApp para reforçar o combate às “fake news”, visando garantir a integridade das Eleições Gerais de 2022. É o que destaca o presidente do TSE, o ministro Edson Fachin.

“Além de ser um importante avanço no enfrentamento da desinformação, a parceria com o WhatsApp facilitará o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. Este ano, uma das novidades é que o chatbot deverá enviar mensagens proativas aos eleitores para que aprendam a lidar com as notícias falsas disseminadas durante o processo eleitoral”, ressalta Fachin.

Segundo Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, o assistente virtual do TSE democratiza o acesso à informação de qualidade.

“O lançamento do chatbot oficial do TSE no WhatsApp, um canal de comunicação simples e seguro, aproxima as pessoas da autoridade eleitoral brasileira. É mais uma contribuição para que os eleitores tenham acesso fácil à informação de qualidade e, assim, reforçar o combate à desinformação”, finaliza o executivo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!