A Epic Games anunciou nesta semana o lançamento de um aplicativo chamado RealityCapture, capaz de criar objetos 3D. Disponível primeiro para iPhone e depois Android, o programa faz seu trabalho ao analisar um conjunto de fotos feitas pelo próprio celular – ou pelo sensor, dentro do software.

O RealityCapture não é exatamente uma criação da Epic Games, conhecida por desenvolver títulos famosos como Fortnite, Unreal e a franquia Gears of War, mas nasceu dentro da Capturing Reality, que foi comprada pela empresa de jogos no ano passado.

publicidade

Leia também

RealityScan (Imagem: divulgação/Epic Games)
RealityScan (Imagem: divulgação/Epic Games)

Uma vez dentro do programa, o usuário pode escolher entre enviar ao menos 20 fotos tiradas do objeto, ou então segurar o botão da câmera e fazer a varredura de forma automática. Em ambas as formas de criação, é importante capturar cada canto do objeto, para que sua versão 3D seja exibida com a maior fidelidade possível.

publicidade

App da Epic Games usa nuvem para criar objeto 3D

Como o processamento de dados é pesado até para um smartphone muito potente, o trabalho de hardware é feito nos servidores da empresa, na nuvem. O resultado final é apresentado na tela do celular e pode ser exportado para o Sketchfab, plataforma também comprada pela Epic e que funciona como repositório para objetos 3D.

Nessa plataforma o usuário consegue vender o objeto criado, guardar para outro uso e até mesmo visualizar no ambiente com ajuda de realidade aumentada, ou virtual. O principal objetivo do Sketchfab é ajudar na criação de jogos com a engine Unreal, que agora podem ganhar itens do mundo real, sem a necessidade de hardware dedicado.

publicidade

Por enquanto o RealityCapture está em fase de testes e com acesso restrito dentro do iPhone, ou iPad. A Epic Games pretende lançar um aplicativo para rodar em smartphones e tablets Android em algum momento do final deste ano.

Via: Epic Games.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!