Quem usa óculos de grau, provavelmente já ouviu propostas por lentes digitais em alguma ótica. Pode até ter pensado em algo mais elaborado, como as propostas de óculos inteligentes, ou smart glasses, de diversas empresas de tecnologia. Mas, será que isso é conversa de vendedor ou realmente há tecnologia por trás dos objetos?

De fato, as lentes digitais são fabricadas usando mais tecnologia, garantindo a precisão do grau do usuário de óculos. E a função delas também tem tudo a ver com a vida conectada.

publicidade

Leia mais:

Como são feitas as lentes digitais?

Sim, elas são realmente feitas digitalmente, com maquinário mais eficiente e sofisticado. O processo se chama surfassagem. Na convencional, o grau é feito com uma lixa que modela a lente. Sem grande precisão, é possível observar as imperfeições ao colocar o objeto em um microscópio. O método já está bem ultrapassado.

publicidade

Já na surfassagem digital, as lentes são cortadas ponto a ponto. Os dados do grau do paciente são introduzidos e a máquina realiza o processo de corte. A maioria dos fabricantes já produz esse tipo de lente, então não é difícil encontrar.

Isso faz uma grande diferença nos óculos de quem precisa para enxergar melhor, principalmente para aquelas pessoas que utilizam lentes progressivas ou multifocais.

publicidade

Feitas sob medida, os erros na configuração do grau caem muito quando a lente é feita digitalmente, tornando-a superior à tradicional, seja para miopia, hipermetropia ou astigmatismo. O auxílio da tecnologia acaba sendo bastante benéfico à saúde e adaptação do usuário.

Se associada ao filtro de luz azul, as lentes digitais protegem os olhos do usuário ao utilizar eletrônicos. Imagem: Dollydoll29 – Shutterstock

Para que servem e quais são os benefícios?

Com lentes digitais, o usuário vai sentir muito mais conforto visual e estabilidade. Elas são também mais apropriadas para o uso com dispositivo eletrônico. Mas, vale destacar que sozinhas não impedem o cansaço visual causado pela exposição a telas. Quando associadas ao filtro para a luz azul emitida por computadores, celulares e tablets, se tornam ainda melhores.

publicidade

O campo de visão também é maior e mais estável com as lentes digitais, evitando esforço ao mudar de ambiente de forma rápida. Assim, há menos irritação, dor de cabeça e dificuldades para enxergar.

E, não custa lembrar: é importante consultar anualmente um oftalmologista, para checar a saúde dos olhos e manter a visão sempre perfeita, com ou sem o auxílio das lentes digitais.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!