Adivinhe? Missão Crew-4 atrasa em um dia, agora partindo em 21 de abril

Chefia da NASA afirma que atraso de um dia serve para que todos os ajustes finais da missão sejam feitos com segurança
Por Rafael Arbulu, editado por Acsa Gomes 07/04/2022 17h26, atualizada em 11/04/2022 15h16
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Novamente, a NASA comunica o adiamento de uma missão importante: a Crew-4, que levará quatro astronautas das agências espaciais americana e europeia à Estação Espacial Internacional (ISS) agora sairá da Terra em 21 de abril de 2022 – um dia após a data anteriormente planejada (e que era, ela própria, objeto de outro adiamento).

De acordo com Kathy Lueders, chefe do programa de voos tripulados da agência, fez o anúncio hoje (7), afirmando que o atraso da Crew-4 servirá para que todas as medidas pré-lançamento sejam tomadas com segurança e tempo corretos.

Leia também

A tripulação da Crew-4 terá que esperar mais um dia antes de deixarem a Terra em direção à ISS: NASA confirmou o adiamento da partida em um dia
A tripulação da Crew-4 terá que esperar mais um dia antes de deixarem a Terra em direção à ISS: NASA confirmou o adiamento da partida em um dia (Imagem: Nasa/ESA/Divulgação)

A missão Crew-4 é parte do programa de voos comerciais da NASA, que leva suprimentos e astronautas à ISS e os traz de volta após o período de suas estadias lá em cima. Operada pela SpaceX, a missão conta com quatro tripulantes que viajarão a bordo da nave Crew Dragon da empresa.

Nesta viagem, partirão os astronautas norte-americanos Robert Hines e Kjell Lindgren, a astronauta norte-americana Jessica Watkins (todos da NASA) e a italiana Samantha Cristoforetti, da agência espacial europeia (ESA) para viver e trabalhar na ISS.

Vale lembrar que Jessica Watkins, que faz parte do Programa Artemis que pretende nos levar de volta à Lua a partir de 2025, será a primeira mulher negra a conduzir uma missão de longo prazo – ela viverá e trabalhará na ISS por um período mínimo de seis meses, podendo estender sua estadia em até um ano (tal qual a NASA fez com Mark Vande Hei).

Paralelamente, este também será o segundo voo de Samantha Cristoforetti, que atuará na missão como comandante.

A missão partirá do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A base verá muita ação ao longo desse mês: além da Crew-4, o centro também será palco do lançamento da missão Ax-1, da Axiom Space, alguns dias antes. E paralelamente, é nele que a NASA vem executando os primeiros testes práticos do Space Launch System (SLS), o mega foguete que levará o homem de volta à Lua.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.