SpaceX aposenta protótipo antigo da Starship em virtude de avanços na nave

Modelo SN20 foi desmontado da plataforma de lançamento em março, e foguete Super Heavy também deve priorizar versão mais recente
Rafael Arbulu07/04/2022 11h43
teste-de-disparo-estatico-SN20-Starship-1920x1080
Foto da SpaceX mostra o primeiro teste de disparo de seis motores Raptor no protótipo do foguete Starship SN20 da empresa em 12 de novembro de 2021 nas instalações da Starbase perto da vila de Boca Chica, no sul do Texas. Um impulsionador Super Pesado da Nave Estelar está à direita.(Crédito da imagem: SpaceX)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A SpaceX está em vias de aposentar o protótipo SN20 da Starship, sua nave de classe orbital, à medida em que avança na tecnologia do veículo e de seu propulsor, o foguete Super Heavy.

De acordo com informações do NASASpaceFlight, a empresa fundada por Elon Musk desmontou a nave SN20 da base de lançamento na segunda quinzena de março, priorizando os trabalhos no protótipo mais atual – o SN24.

Leia também

Isso também implica na aposentadoria de versões anteriores do Super Heavy: ainda citando o site, na última segunda-feira (4), a SpaceX conduziu um teste de prova de resistência a baixas temperaturas (cryoproofing) no Booster 7, a iteração mais recente do foguete. Na prática, isso significa que a versão anterior (Booster 4) também deixará de participar dos testes de desenvolvimento do conjunto.

A medida deve soar como uma ação óbvia para quem lê – afinal, por que manter um modelo velho, que certamente tem custos de manutenção altos, quando se tem um mais novo e mais avançado? -, entretanto, foi essa a dupla – SN20 e Booster 4 – que protagonizou diversos avanços nas tecnologias aplicadas aos modelos mais novos.

Ainda assim, o próprio Elon Musk confirmou em seu perfil no Twitter que não serão eles dois a executarem o primeiro teste de voo orbital da Starship, programado para maio de 2022 (se tudo der certo com o governo dos EUA, convenhamos). Na publicação, Musk menciona que o primeiro voo da nave vai usar os motores Raptor 2 – aplicáveis apenas ao SN24.

Mais além, na estrutura conhecida como “baía alta”, a SpaceX já está montando partes do Booster 8, futuro modelo do Super Heavy, além de alguns processos de engenharia darem a entender que ou a empresa deve começar a desenvolver um novo protótipo da Starship, ou então o SN24 deve passar por algumas alterações de design, sobretudo na posição das aletas e o “nariz” da nave.

Ainda não foi informado se o protótipo antigo da Starship e do Super Heavy serão desmantelados e descartados ou se, a exemplo de um modelo ainda mais antigo, eles vão virar atrações públicas em algum museu.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.