A SpaceX está em vias de aposentar o protótipo SN20 da Starship, sua nave de classe orbital, à medida em que avança na tecnologia do veículo e de seu propulsor, o foguete Super Heavy.

De acordo com informações do NASASpaceFlight, a empresa fundada por Elon Musk desmontou a nave SN20 da base de lançamento na segunda quinzena de março, priorizando os trabalhos no protótipo mais atual – o SN24.

Leia também

Isso também implica na aposentadoria de versões anteriores do Super Heavy: ainda citando o site, na última segunda-feira (4), a SpaceX conduziu um teste de prova de resistência a baixas temperaturas (cryoproofing) no Booster 7, a iteração mais recente do foguete. Na prática, isso significa que a versão anterior (Booster 4) também deixará de participar dos testes de desenvolvimento do conjunto.

publicidade

A medida deve soar como uma ação óbvia para quem lê – afinal, por que manter um modelo velho, que certamente tem custos de manutenção altos, quando se tem um mais novo e mais avançado? -, entretanto, foi essa a dupla – SN20 e Booster 4 – que protagonizou diversos avanços nas tecnologias aplicadas aos modelos mais novos.

Ainda assim, o próprio Elon Musk confirmou em seu perfil no Twitter que não serão eles dois a executarem o primeiro teste de voo orbital da Starship, programado para maio de 2022 (se tudo der certo com o governo dos EUA, convenhamos). Na publicação, Musk menciona que o primeiro voo da nave vai usar os motores Raptor 2 – aplicáveis apenas ao SN24.

Mais além, na estrutura conhecida como “baía alta”, a SpaceX já está montando partes do Booster 8, futuro modelo do Super Heavy, além de alguns processos de engenharia darem a entender que ou a empresa deve começar a desenvolver um novo protótipo da Starship, ou então o SN24 deve passar por algumas alterações de design, sobretudo na posição das aletas e o “nariz” da nave.

Ainda não foi informado se o protótipo antigo da Starship e do Super Heavy serão desmantelados e descartados ou se, a exemplo de um modelo ainda mais antigo, eles vão virar atrações públicas em algum museu.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!