Depois de dois anos de pandemia da Covid-19, muitas pessoas já estão cansadas e considerando seriamente conviver com um vírus que já matou mais de 5,7 milhões de pessoas. Além disso, alguns governos veem a variante ômicron como um ponto de virada de uma pandemia para uma endemia.

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) dizem que ainda é bastante prematuro para encarar a Covid-19 como uma endemia. Os especialistas defendem que a variante ômicron está causando um boom de casos, além de aumento no número de mortes, principalmente entre os não vacinados.

Endemia, epidemia e pandemia

Em uma epidemia, uma doença se espalha de maneira rápida e inesperada em um determinado local, como um país ou continente, por exemplo. Quando essa doença se espalha por todos os locais do mundo, como é o caso da Covid-19, nós temos uma pandemia. Ou seja, uma pandemia é uma epidemia mundial.

Quando uma determinada doença se torna endêmica, ela está constantemente presente em uma determinada área. Pode até haver um certo nível de flutuação nos casos sob certas condições, como acontece, por exemplo, com a gripe durante o inverno ou com a dengue no verão em países tropicais.

publicidade

Leia mais:

Os cientistas esperam que a Covid-19 se torne uma endemia no futuro, mas, para isso, é necessário que um alto número de pessoas tenha algum nível de proteção contra o vírus. Para isso, seria necessário aumentar bastante a cobertura vacinal, algo que não tem acontecido.

Somente com o aumento nos níveis de vacinação, principalmente no continente africano e em regiões da Ásia, haverá um impedimento da propagação do vírus e do surgimento de novas variantes, além da redução das hospitalizações e mortes em decorrência da Covid-19.

A endemia da Covid-19

Homem sendo vacinado
Fim da desigualdade vacinal é a chave para que a Covid-19 se torne endêmica. Imagem: PanyaStudio/Shutterstock

Em momentos diferentes, cada região do mundo se verá livre da Covid-19, com o decaimento da condição de pandemia para epidemias, e depois, endemias. Cada país passará a considerar a Covid-19 como endêmica em diferentes momentos, com base, principalmente, nos níveis de imunidade coletiva.

Mas para que esse cenário se torne realidade, será necessário que os países façam um esforço conjunto para reduzir a desigualdade vacinal. Para se ter uma ideia, enquanto em Portugal, 89% das pessoas já tomou as duas doses da vacina, mais de 85% do continente africano não tomou sequer a primeira.

Via: Bloomberg

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!