Um dos recursos que mais chamam a atenção na nova picape elétrica da Tesla, a Cybertruck, é a direção nas rodas traseiras. E pela primeira vez ela pôde ser vista em ação em um vídeo captado pelo Cybertruck Owners Club durante a inauguração da gigafábrica da montadora em Austin, no Texas (EUA), na semana passada.

O vídeo é curto (no vídeo abaixo) e mostra a picape se movendo em baixa velocidade. No entanto, é possível ver as rodas traseiras da caminhonete girando alguns graus na direção oposta às da frente.

Embora o recurso tenha um apelo estético, uma direção independente nas rodas traseiras da Tesla Cybertruck ajuda a reduzir significativamente o raio de giro de um veículo ao estacionar ou realizar uma baliza. Em alta velocidade, as rodas posteriores irão girar na mesma direção que as dianteiras, o que permite mudanças de pista mais limpas e suaves.

Durante a inauguração da gigafábrica no Texas, Elon Musk confirmou que a produção da Cybertruck começará em 2023, provavelmente no início do ano. A picape elétrica entraria em produção no fim de 2021, mas depois foi adiada para o fim de 2022.

publicidade

GM e Ford vão mais longe no experimentalismo

Além da Tesla Cybertruck, alguns sistemas modernos de direção nas quatro rodas permitem ângulos de até 15 graus na roda traseira. O modo Crab Walk, por exemplo, na Hummer EV, da GMC, faz o veículo se mover praticamente na diagonal. Combinado com a altura da suspensão, que pode ser elevada em 14,9 cm, a picape pode superar situações de off-road extremas, como limpeza de pedregulhos ou vadeando na água.

Já a Ford tem ideias mais ousadas, como pôr as rodas uma na direção da outra e conduzi-las em lados opostos. Isso possibilitaria à picape se mover à esquerda e à direita de modo semelhante a uma empilhadeira omnidirecional. O sistema, entretanto, só foi registrado em patente e não tem previsão para ser lançado de forma comercial.

Crédito da imagem principal: Reprodução/YouTube/Cybertruck Owners Club

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!