Nesta terça-feira (12), o governo federal anunciou que planeja instalar de 12 mil novos pontos de internet em escolas da rede pública do Brasil, dentro do Programa WiFi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro, em que o ministro Fábio Faria disse que as novas conexões serão instaladas ao longo dos próximos quatro meses, ou seja, ainda este ano.

“Do montante de escolas sem internet, nós temos ainda 14,5 mil escolas. A gente está assinando [hoje] um contrato com a Telebras e a RNP [Rede Nacional de Ensino e Pesquisa], em que vamos conectar 12 mil escolas, nos próximos quatro meses. Ficaremos apenas com 2,5 mil escolas restantes para que a gente leve internet”, explicou o ministro.

publicidade

Leia mais:

De acordo com Faria, o Brasil tinha cerca de 25 mil escolas sem internet em 2020. Ma com as novas contratações, a meta é conseguir conectar todas as escolas até o fim do ano. A pasta contabilizou que 9.853 pontos de internet do programa WiFi Brasil foram instalados em unidades de ensino, representando 93% em escolas rurais. 

publicidade

Além disso, uma das novidades dada pelo ministro das Comunicações é que a ação com a RNP e a Telebras contará com a participação de cerca de mil provedores regionais, contratados para promover a conexão de 7 mil das 12 mil escolas. 

O Programa Wi-Fi Brasil existe para instalar antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, unidades básicas de saúde, aldeias indígenas e telecentros comunitários, por exemplo. E também, disponibiliza uma antena em praça pública com acesso livre e gratuito ao público em geral.

publicidade

As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um equipamento brasileiro que fica a 36 mil quilômetros de distância da Terra. Ele entrou em órbita em 2017 e é o único satélite brasileiro com capacidade de fornecer conexão de internet banda larga de alta velocidade em qualquer parte do território nacional.

Fonte: Agência Brasil

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!