O fundador da Microsoft Bill Gates disse nesta terça-feira (12) que pretende criar uma “força-tarefa” com mais de 3 mil membros e um orçamento bilionário para detectar surtos de doenças e evitar novas pandemias. Segundo o empresário, com o esforço correto a Covid-19 pode ser a última pandemia enfrentada pela humanidade.

O anúncio foi feito durante uma palestra TED. Gates informou que o grupo ficaria subordinado à Organização Mundial de Saúde (OMS) e contaria com cerca de US$ 1 bilhão para agir para evitar futuras pandemias. O nome seria GERM, Global Epidemic Response and Mobilization na sigla em inglês ou “resposta e mobilização global à epidemia” em tradução direta.

Bill Gates contra a pandemia 

“GERM é composto por um conjunto diversificado de especialistas,epidemiologistas, cientistas de dados, especialistas em logística, e não são apenas científicos e médicos. Eles também precisam ter habilidades de comunicação e diplomacia”, explicou o bilionário.

“Poderia haver períodos sem riscos de surtos, e para manter as habilidades da equipe GERM firmes e fortes, ela trabalharia em outras doenças infecciosas, mas isso seria uma segunda prioridade. Eles trabalhariam com os países para fortalecer seus sistemas de saúde”, completou.

publicidade

Leia também!

O orçamento do grupo seria anual e, segundo Gates, o dinheiro seria arrecadado com a ajuda de países ricos, que não só investiriam na iniciativa como ainda ajudariam na arrecadação de fundos. “A OMS tem uma grande reunião anual, a Assembleia Mundial da Saúde, e em algum momento alguém apresentará uma resolução e veremos se os recursos extras podem ser investidos para isso”, disse.

Gates ainda falou que espera que, em bem pouco tempo, a iniciativa avance. “Eu ficaria surpreso se não avançarmos com algo bem próximo do que estou colocando aqui”, finalizou.

No final de 2021, Bill Gates escreveu uma carta com algumas de suas reflexões sobre o futuro do mundo. A principal ideia do bilionário é que a pandemia chegaria ao fim em 2022. “Eu sou esperançoso que o fim está finalmente à vista. Pode ser tolice fazer outra previsão, mas acho que a fase aguda da pandemia chegará ao fim em 2022”. Ele também disse que neste ano aconteceria, de fato, a implementação do novo normal, com as pessoas voltando aos escritórios, por exemplo.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!