O fundador da Microsoft, bilionário e filantropo Bill Gates escreveu um livro, com lançamento previsto para maio deste ano, sobre como prever novas pandemias. Com o título bastante direto de “Como Prevenir a Próxima Pandemia”, o livro tem lançamento mundial previsto para 3 de maio.

No livro, Gates conta sobre as pesquisas das vacinas da Moderna e AstraZeneca contra a Covid-19, das quais foi financiador. Bill Gates também narra histórias sobre conversas que teve com representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo com o diretor-geral, Tedros Adhanom.

O pior está por vir?

Fundação de Bill Gates e sua ex-esposa, Melinda French, fez uma doação milionária para ajudar no desenvolvimento de novas vacinas. Crédito: Divulgação

Bill Gates também traça alguns cenários possíveis para pandemias no futuro, tanto positivos, quanto negativos. Segundo o filantropo, uma eventual pandemia futura deve ser bem pior que a da Covid-19, por isso, é necessário que os governos adotem medidas para diminuir os riscos de novas epidemias.

Bill Gates pediu que as principais economias contribuam com bilhões de dólares, a fim de se preparar para uma eventual nova pandemia. “Quando se trata de gastar bilhões para salvar trilhões em danos econômicos e dezenas de milhões de vidas, eu diria que é uma apólice de seguro muito boa”, disse Gates.

publicidade

O filantropo acrescenta que é importante investir em inovação para encontrar vacinas para doenças que já existem, como HIV, tuberculose e malária. Segundo ele, isso pode ter uma grande importância para acelerar o processo de desenvolvimento para vacinas contra patógenos que possam surgir no futuro.

Vacinas em 100 dias

A Fundação Bill & Melinda Gates, em conjunto com o Wellcome Trust, do Reino Unido, fez uma doação de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão) para a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (Cepi). A coalizão ajudou a formar o convênio Covax Facility, que forneceu vacinas para países de baixa renda.

Leia mais:

No momento, a organização busca reduzir o tempo necessário para o desenvolvimento de novas vacinas para apenas 100 dias. O pensamento é de que, caso não seja possível prever novas epidemias, os governos possam agir mais rápido no desenvolvimento de imunizantes.

“Foi o dinheiro em risco que fez com que os testes ocorressem. Portanto, houve um enorme benefício global. Estamos todos muito mais inteligentes agora. E precisamos de mais capacidade para a próxima vez”, disse Bill Gates em uma postagem em seu blog pessoal sobre o livro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!