A velocidade de internet móvel varia bastante dependendo do local que você está e até mesmo do smartphone que usa. No entanto, um fator crucial para isso é a operadora, que é responsável tanto pela área de cobertura quanto pela velocidade. Apesar de haver variações em cada localidade, é possível estabelecer uma média para determinar qual operadora oferece a internet mais rápida. 

É justamente isso que foi feito pela Speedtest, empresa especializada em testes de velocidade de internet e que, através de testes feitos pelo seus usuários, divulgou seu mais recente relatório com um ranking das empresas que oferecem internet fixa e móvel mais rápidas do Brasil.

No primeiro trimestre de 2022, a Claro foi com bastante folga a líder entre as principais provedoras de internet do país no quesito download. A empresa teve uma média de download de 33,53 Mbps, muito mais do que a Vivo, segunda colocada, com 20,97 Mbps. A diferença para a terceira posição é baixa. A Tim fica nesse lugar com 20,04 Mbps. Já a Oi, quarta e última do ranking, aparece bem atrás, com 11.70 Mbps.

Internet mais rápida do Brasil

Já quando o critério é latência, quem lidera é a Tim, com 26 ms e uma pequena vantagem sobre a Claro, que possui 27 ms. A Vivo fica em terceiro com 29 ms e a Oi em quarto com 31 ms. 

publicidade

Leia também!

O  Índice de Consistência “reflete a porcentagem de amostras de dados de um provedor que atendem aos limites mínimos para velocidades de download e upload, dependendo do tipo de rede. Quanto maior o Índice de Consistência de um provedor, maior a probabilidade de um consumidor desfrutar de desempenho e qualidade de Internet aceitáveis”. Nesse cenário, a Claro volta a liderar com 84,6% dos resultados mostrando pelo menos 5Mbps de velocidade mínima de download e 1Mbps de velocidade mínima de upload. A Tim fica em segundo com 79,5%, a Vivo em terceiro com 78,8% e a Oi, bem abaixo, com 63,7%.

Brasília mostrou a velocidade média de download móvel em internet mais rápida entre as cidades mais populosas do Brasil durante o primeiro trimestre de 2022, com 31,88 Mbps. Seguida de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!