Um time de pesquisadores japoneses desenvolveram hashis computadorizados para realçar o sabor salgado e ajudar a dieta de quem precisa controlar a ingestão de sódio. Isso porque o consumo de sal por dia para um adulto no Japão é de cerca de 10 gramas, que é o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ingestão excessiva de sódio possui relação com o aumento da incidência de pressão alta, derrames e outras doenças. “Para prevenir essas doenças, precisamos reduzir a quantidade de sal que ingerimos”, explicou o pesquisador Ai Sato, da fabricante de bebidas Kirin Holdings Co., empresa que apoiou o projeto.

publicidade

De acordo com ele, “se tentarmos evitar consumir menos sal de maneira convencional, precisaríamos suportar a dolorida remoção de nosso alimento favorito da dieta ou ter que aguentar comer comida insossa.”

O professor Homei Miyashita, da Universidade Meiji, que co-desenvolveu o projeto, disse que o dispositivo usa uma corrente elétrica fraca para transmitir íons de sódio que vão dos alimentos até a boca, criando uma sensação de salinidade: “como resultado, o sabor salgado aumenta 1,5 vez.”

publicidade

Em seu laboratório, Miyashita explorou várias maneiras pelas quais a tecnologia poderia interagir e estimular as experiências sensoriais das pessoas. Com isso, ele desenvolveu uma tela de TV que pode imitar tipos de sabores de alimentos.

A expectativa com relação ao hashi é comercializá-lo no próximo ano, em 2023. Além disso, se espera que o produto crie relevância no Japão, pois é onde a dieta tradicional favorece os sabores salgados.

publicidade

Leia mais:

Fonte: O Globo

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!