O astrônomo Krisztián Sárneczky do Observatório de Piszkéstető na Hungria, declarou nesta quinta (21) em sua conta do Facebook, que descobriu um novo asteroide que se aproximará da Terra neste domingo (24). Esse foi o 72° asteroide descoberto por Sárneczky, que lidera o programa de busca por esses objetos no observatório húngaro. Mas o fato curioso no post foi o tamanho do asteroide que o astrônomo anunciou: 3 girafas.

Krisztián Sárneczky anunciando a descoberta do asteroide do tamanho de três girafas
Krisztián Sárneczky anunciando a descoberta do asteroide do tamanho de três girafas. Reprodução: Facebook

Isso mesmo: 3 girafas. Lógico que tudo não passou de uma brincadeira. Sárneczky descobriu em março um asteroide medindo entre 3 e 4 metros que atingiu a Terra duas horas depois de ser observado pelo húngaro. Além da repercussão esperada para um asteroide flagrado horas antes de atingir nosso planeta, o caso gerou polêmica pelas unidades de medidas utilizadas por alguns meios de comunicação. Alguns falaram que era do tamanho de um piano de cauda, outros do tamanho de meia girafa adulta média.

Leia também

Seu tamanho em metros não está bem claro, até porque Sárneczky não informou se as girafas são adultas e nem o sexo delas. Mas mesmo que sejam todas elas adultas e machos (que são maiores), o asteroide não representa nenhum risco para nosso planeta, já que passará a seguros 1,5 milhões de quilômetros da Terra, cerca de 4 vezes mais distante que a Lua.

publicidade

De toda forma, Krisztián Sárneczky preferiu não correr nenhum risco de perder a piada, e anunciou sua última descoberta com muito bom humor.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!