A isenção do Enem foi negada? Estudantes podem entrar com recurso até sexta (29)

Quem teve o pedido de isenção da taxa de inscrição negado para o Enem 2022 pode entrar com recurso até sexta-feira, 29 de abril
Por Gabriel Sérvio, editado por Karoline Albuquerque 25/04/2022 15h18, atualizada em 25/04/2022 16h54
ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Crédito editorial: Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem teve o pedido de isenção da taxa de inscrição negado para o Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) pode entrar com recurso até esta sexta-feira (29). A data limite também marca o fim do período para apresentar as justificativas de ausência no exame do ano anterior. São necessários alguns procedimentos para solicitar novamente.

De início, saiba que os resultados dos pedidos de isenção – incluindo o de estudantes que não compareceram à prova em 2021 -, foram disponibilizados na Página do Participante na última sexta-feira (22). É através dessa mesma página que os recursos devem ser apresentados.

O Inep emitiu um comunicado tirando algumas dúvidas sobre o processo:

“Para justificar a ausência, o participante precisa observar a opção escolhida como motivo da falta, conforme anexo I do Edital n.º 14/2022, e anexar a documentação correspondente. No caso do participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 reprovada pelo Inep, é também necessário enviar a documentação que comprove a situação de solicitação de isenção, conforme listado no anexo II do edital. Os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.”

Os resultados serão divulgados no dia 6 de maio.

Leia mais:

Quem pode entrar com o pedido de isenção?

Vale lembrar que só puderam entrar com a solicitação de isenção da taxa os alunos nas seguintes situações: que estão no último ano em escola pública; que fizeram todo o ensino médio em instituições públicas ou que cursaram o ensino médio como bolsistas integrais em escolas privadas.

Outra condição para obter a gratuidade é: a família deve ter uma renda per capita abaixo de um salário mínimo e meio. Estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único também têm direito à isenção.

Por fim, segundo as informações do Inep, a aceitação da justificativa de ausência não garante a inscrição no ENEM. O aluno deve realizar a inscrição normalmente também pela Página do Participante.

Via: Agência Brasil

Como realizar as solicitações?

Página do Participante do ENEM.
Imagem: INEP/Reprodução

Para conseguir acessar todos os recursos da Página do Participante, é preciso ter um cadastro ativo no Gov.br (veja como criar a sua conta). Após fazer o login na página, o candidato poderá realizar as suas solicitações.

Importância do ENEM

Com mais de 20 anos desde a sua criação, o ENEM se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Suas notas servem tanto para ingressar no ensino superior como para participar de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para mais detalhes sobre o exame deste ano, confira o edital do Enem 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital