Serviços de robotáxi Baidu e Pony.ai passam a operar sem motoristas em Beijing

Em um primeiro momento, no entanto, robotáxis de Baidu e Pony.ai andarão com supervisor no banco traseiro ou do passageiro
Por Lucas Berredo, editado por Acsa Gomes 01/05/2022 13h24, atualizada em 03/05/2022 18h07
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As empresas chinesas Baidu e Pony.ai receberam autorização para operar carros autônomos sem motoristas de segurança em Beijing, tornando-se os primeiros serviços de robotáxi no país. Nos primeiros meses de funcionamento, no entanto, os carros ainda terão que andar com um supervisor no banco traseiro ou do passageiro para verificar eventualidades ao longo da jornada.

Por enquanto, Baidu e Pony.ai estão limitadas a operar o serviço de robotáxi em uma área de 60 km2 — mais especificamente Yizhiang, região metropolitana de Beijing, onde moram 300 mil pessoas. A Baidu poderá andar com 10 veículos autônomos na área, enquanto a Pony.ai terá quatro. Ambas as empresas têm planos para expandir sua frota — a Baidu quer trabalhar com 30 veículos no futuro —, porém não determinaram datas.

Em novembro, as autoridades de Beijing permitiram que Baidu e Pony.ai cobrassem por seus serviços de robotáxi, mas inicialmente o governo municipal exigia que um motorista de segurança estivesse ao volante. Segundo informações do Tech Crunch, os passageiros podem chamar o Baidu de 10h às 16h com o app Apollo Go e o Pony.ai das 9h às 17h com o aplicativo PonyPilotPlus.

Permissão temporária da Pony.ai foi suspensa na Califórnia

Na semana passada, a Pony.ai, uma startup com suporte financeiro da Toyota, recebeu autorização para operar cem veículos em Nansha, distrito de Guangzhou, no sul da China — um motorista de segurança estará a bordo por um período de tempo. A empresa também havia sido aprovada para testar de forma temporária seus veículos autônomos sem motoristas de segurança em três cidades da Califórnia (EUA), mas a permissão foi suspensa após um dos carros colidir com uma mureta divisória.

Conhecida como “Google da China”, a Baidu, por sua vez, anunciou o Robocar no fim do ano passado e recebeu permissão para testar seu robotáxi em Sunnyvale, centro-sul da Califórnia. Além dela, Waymo e Cruise também atualmente testam veículos sem motoristas no estado americano.

Crédito da imagem principal: Baidu/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.