O robotáxi Ioniq 5 é o primeiro veículo comercial da Motional, sociedade entre a Hyundai e a Aptiv, e será o táxi autônomo da Lyft em 2023. Totalmente elétrico, o veículo sem motorista estará rodando pelas ruas das cidades fazendo o transporte de passageiros, com zero emissões de escape e representando a convergência de eletrificação e autonomia.

Ilustração do Ioniq 5 em um tema roxo
Divulgação/Hyundai

A Motional não revelou quantos veículos irá adquirir, nem onde irá eventualmente implantá-los para seu serviço de táxi autônomo (ou robotáxi). Atualmente, a empresa está operando uma frota de veículos BMW Série 5 em Las Vegas, em colaboração com a Lyft.

Um táxi autônomo bem equipado

detalhes dos sensores do táxi autônomo da Lyft
Divulgação/Hyundai

Mais de 30 sensores equiparão o Ioniq 5, em uma combinação de câmeras, radares e lidar. Este último é uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida, de modo a obter a distância e/ou outra informação sobre um obstáculo captado pelo sensor.

Imagem mais por cima do carro da Hyundai que será o táxi autônomo da Lyft
Divulgação/Hyundai

Muitos desses equipamentos estarão exibidos com destaque ao redor do exterior do carro, para ajudar a identificá-lo como um automóvel autônomo. Os sensores fornecem ao veículo um campo de visão de 360 ​​graus, incluindo imagens de alta resolução e a capacidade de detectar objetos a longa distância.

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O Ioniq 5 será dotado de hardware e software necessários para uma direção autônoma Nível 4. Ou seja, significa que o veículo pode operar sem um humano atrás do volante sob certas condições.

Detalhes da parte interna do Ioniq 5
Divulgação/Hyundai

Com relação ao alcance, a Hyundai afirma que o carro alcança quase 480 km com uma única carga. Além disso, o Ioniq 5 possui um recurso de carregamento bidirecional que pode fornecer até 3,6 kW de energia.

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O veículo será construído na nova Plataforma Modular Elétrica Global da Hyundai (E-GMP) que a montadora diz que servirá como base para uma família inteira de EVs planejados. A Motional diz que o E-GMP fornecerá aos passageiros “um lugar espaçoso e confortável para trabalhar, relaxar ou socializar durante seu passeio sem motorista”.

Parte de trás do Ioniq 5
Divulgação/Hyundai

A empresa também destacou recursos de segurança em funções como navegação, direção, frenagem e potência, para uma direção segura e suave. Para ocorrências de estrada incomum, como obras ou inundação, a Motional afirma que vai fornecer Assistência Remota de Veículo (RVA) para os táxis autônomos Ioniq 5.

Nesses casos, um operador remoto de movimento pode se conectar instantaneamente ao veículo e direcioná-lo para um novo caminho. Há também uma experiência do passageiro que deve incluir um conjunto interno de interfaces voltadas para o piloto. Assim, permitindo aos clientes adicionar uma parada extra em sua viagem, mesmo quando não há ninguém no assento do motorista.

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