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A Ford revelou nesta segunda-feira (9) os primeiros detalhes do E-Transit Custom, seu furgão 100% elétrico que será vendido na Europa a partir de 2023. O modelo é um dos sete novos modelos a bateria que a montadora planeja lançar no continente até 2024. Eles se juntarão ao utilitário Mustang Mach-E e ao E-Transit, que já estão disponíveis para venda.
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De acordo com a Ford, a arquitetura elétrica do E-Transit Custom permitirá um alcance de até 380 km, carregamento rápido e boa capacidade de reboque (que não chegou a ser informada pela marca). A montadora americana também afirma que a van foi projetada para “ajudar as empresas em toda a região a transicionar para veículos eletrificados sem esforço”.
“Este é um momento decisivo para os operadores de veículos comerciais na Europa e outra realização extremamente significativa para as nossas ambições”, disse Hans Schep, gerente geral da Ford Pro na Europa. “O furgão mais vendido da Europa acaba de se tornar totalmente elétrico e os benefícios operacionais que isso trará para os negócios em todo o continente não podem ser minimizados.”
A Ford não informou a velocidade do carregamento do E-Transit Custom, provavelmente porque a produção na fábrica de Kocaeli (noroeste da Turquia) começará apenas no ano que vem. As células a serem utilizadas, no entanto, devem ser do tipo NMC ou NCA, células ternárias mais baratas e robustas. Já a bateria, segundo informações da revista britânica Autocar, deve ser a mesma utilizada no E-Transit, isto é, uma unidade de 68 kWh alojada no eixo traseiro do automóvel.
Em termos de visual, a Ford ressalta as “proporções balanceadas” do veículo elétrico, cuja dianteira remonta à do Fiesta e do Focus. A grade hexagonal é ladeada por luzes LED angulares e finas, enquanto o ponto de carregamento foi integrado na região direita da frente.

Motorista poderá usar o E-Transit Custom como gerador elétrico
Como na Ford F-150 Lightning, o E-Transit Custom também terá a tecnologia ProPower Onboard. Isto é, o motorista poderá usar o furgão como gerador elétrico, caso seja necessário.

De qualquer forma, a Ford deve compartilhar as informações completas sobre o Custom em setembro deste ano. Para a montadora, o novo reforço da linha eletrificada é um componente-chave para a montadora atingir a meta de zero emissões na Europa até 2035.
Depois disso, o E-Transit e o E-Transit Custom terão ainda outros dois irmãos elétricos: o Tourneo Courier e o Transit Courier. Eles serão produzidos na fábrica da montadora americana em Craiova, na Romênia.
Crédito da imagem principal: Ford/Divulgação
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