Um conjunto de videoconferências agendado para a próxima quinta-feira (12) promete revelar detalhes de uma descoberta feita na Via Láctea pelo Event Horizon Telescope (EHT).

Descoberta feita na Via Láctea será anunciada por meio de videoconferências simultâneas em várias partes do mundo. Imagem: Alex Mit/Shutterstock

De acordo com a equipe responsável pela rede de oito observatórios espalhados ao redor do mundo, trata-se de algo “inovador”. Por enquanto, só nos resta aguardar, pois não foi adiantado nenhum detalhe sobre o assunto.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o pessoal do EHT resolve dar uma carga de expectativa pré-divulgação de uma descoberta. Em 2019, a equipe também mexeu com os ânimos de curiosos do mundo todo antes de revelar a primeira imagem de um buraco negro. Tomando por base esse episódio, pode-se esperar que algo realmente fascinante esteja por vir.

“Conferências de imprensa simultâneas anunciarão resultados inovadores da colaboração do Event Horizon Telescope”, diz o comunicado oficial do EHT, informando que todas elas terão transmissão online para o mundo inteiro.

publicidade

Encerradas as lives, a Fundação Nacional de Ciência (NSF) e o Observatório Europeu do Sul (ESO) vão sediar painéis interativos de perguntas e respostas que também serão transmitidos pela Internet.

Leia mais:

Programação das videoconferências 

Abaixo, a lista de videoconferências programadas, de acordo com o site do EHT. Todas elas serão transmitidas a partir das 10h, pelo horário de Brasília.

  • Observatório Europeu do Sul (ESO). Local: Garching bei München, Alemanha. Onde assistir: pelo site ou pelo canal da organização no YouTube.
  • Agência Nacional de Ciência do México (CONACyT). Local: Cidade do México. Onde assistir: YouTube
  • Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA). Local: Santiago do Chile. Onde assistir: pelo site do observatório.
  • Fundação Nacional de Ciência (NSF). Local: Washington D.C. Onde assistir: pelo site ou pelo Facebook da organização.

Organizações asiáticas também farão transmissões online de suas coletivas de imprensa. São elas: o Observatório Astronômico de Xangai (China), o Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sinica (Taiwan) e o Observatório Astronômico Nacional do Japão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!