Sabemos que o “Harry Potter e as Relíquias da Morte” foi dividido em duas partes, mas outro filme da franquia quase teve o mesmo destino.

Os capítulos finais da franquia “Harry Potter” foram baseados no mesmo livro e divididos em dois filmes, se tornando grandes sucessos de bilheteria e cativando as audiências de todo o mundo para o grande final. No entanto, outra adaptação quase foi dividida em dois filmes: “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, o quarto filme e livro da franquia.

De acordo com um artigo da Empire da época em que o filme estava em produção, houve muitas conversas e rumores de que o quarto livro da franquia poderia acabar se tornando dois filmes separados. O motivo de tal especulação era que os três filmes iniciais da saga do Menino-Que-Sobreviveu já tinham em torno de duas horas e meia, e os livros são consideravelmente menores do que “O Cálice de Fogo”.

Cena de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. Divulgação/Warner Bros.

Além do Torneio Tribruxo, que é a trama central do filme, ainda existe a transição dos personagens para a adolescência, as paixões que começam a surgir e a ameaça dos seguidores de Lord Voldemort. Além disso, quando um filme acaba cortando muitos pequenos detalhes do livro no processo de adaptação, os fãs costumam ficar incomodados. Tudo isso poderia ter levado a uma divisão em duas partes.

publicidade

No entanto, o diretor Nike Newell descartou a ideia rapidamente na época. “No que me diz respeito, é absolutamente possível fazê-lo em um. Acho que seria um pouco embaraçoso fazê-lo em dois.”

Leia mais!

O resultado, apesar de sacrificar alguns momentos e causar algumas alterações na história, foi um filme completo, indo desde a leveza e sofrimentos triviais das descobertas da adolescência, perpassando pela competitividade e perigos do torneio, até chega à ameaça e sofrimento reais: a morte de Cedrico Diggory e o retorno do mal em Lord Voldemort.

Apesar de uma divisão possibilitar que mais detalhes fossem trazidos à tona e uma maior profundidade e riqueza ao Torneio Tribruxo e todos os acontecimentos que rondam a história, é possível que isso causasse a perda da coesão da história.

“Harry Potter e o Cálice de Fogo” foi lançado em 2005 e arrecadou US$895 milhões em bilheteria mundial. Apesar de isso não fazer do filme um dos maiores sucessos da saga “Harry Potter”, tratou-se da maior bilheteria do ano de 2005 e os valores superaram dois dos três filmes anteriores a ele.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!