Nova tela verde deixa YouTube Shorts com mais cara de TikTok

Por Edson Kaique Lima, editado por Acsa Gomes 12/05/2022 06h58, atualizada em 13/05/2022 15h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube anunciou nesta quarta-feira (11) o lançamento da “Green Screen”, um recurso que, como o nome sugere, insere uma espécie de tela verde nos vídeos do YouTube Shorts. A ferramenta permite que qualquer vídeo postado no YouTube seja plano de fundo para um novo vídeo original do Shorts.

A tela verde é mais uma ferramenta inserida pelo YouTube para deixar sua plataforma de vídeos curtos mais parecida com o TikTok. Além dela, o Shorts também conta com mais uma série de recursos que permitem a produção de vídeos em grande escala, com uma edição facilitada.

Todas as ferramentas do YouTube Shorts

Tela verde é mais uma das ferramentas disponibilizadas pelo YouTube para tentar popularizar os Shorts na guerra com o TikTok. Crédito: YouTube/Divulgação

O YouTube Shorts conta atualmente com um recurso de retoque de suavização de aparência, um recurso de iluminação para aumentar ambientes escuro. Também foi lançada uma ferramenta que alinha o assunto do último quadro de um vídeo com um novo vídeo, um editor de texto e linha do tempo para adicionar mensagens sobre os principais vídeos.

Antes da tela verde, o YouTube Shorts recebeu uma ferramenta de corte, que foi o que efetivamente tornou possível que todo conteúdo postado na plataforma pudesse ser transformado em um material original do Shorts.

Assim como a ferramenta de cortes, a tela verde também pode ser usada com qualquer vídeo público do YouTube, com algumas exceções. Vídeos de música e outros que incluem direitos autorais de parceiros do YouTube e que contém outras reivindicações visuais não podem ser usados.

Shorts serão direcionados para o original

Da mesma forma que com os cortes, os vídeos criados com auxílio da tela verde também incluirão um link para o vídeo que foi usado como base. De acordo com o YouTube, o objetivo é atribuir os devidos créditos para os criadores de conteúdo.

Leia mais:

Especificamente no iOS, os criadores de conteúdo também podem usar a ferramenta de tela verde na câmera do Shorts para escolher uma foto ou vídeo que esteja na galeria do dispositivo como plano de fundo para o vídeo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.