O varejo brasileiro encerrou abril com um salto de 20,5% em vendas se comparado com o mesmo mês em 2021. O dado, divulgado nesta terça-feira (17), faz parte do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), um levantamento realizado pela empresa de pagamentos Cielo.

Varejo brasileiro fechou abril com salto em vendas.
O Índice Cielo do Varejo Ampliado, ou ICVA, é calculado através de uma apuração realizada em conjunto com mais de 1 milhão de varejistas de 18 setores da economia. Imagem: Natee Photo/Shutterstock

Um dos fatores que contribuiu para o resultado positivo foi o fim das regras mais restritivas no combate contra a Covid-19. O calendário também ajudou os comerciantes, já que houve um sábado extra no mês e uma quinta-feira livre por conta do feriado de Tiradentes.

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Comércio está se recuperando

Para Pedro Lippi, head de inteligência da Cielo, o comércio nacional apresenta sinais de que está se recuperando da crise imposta pela pandemia.

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“Abril marcou o sexto mês seguido de crescimento nas vendas. Esse quadro está associado a um comércio com menos portas fechadas”, comentou Lippi por meio de um comunicado. “A alta dos preços também influenciou no índice nominal. Os setores de serviços continuam puxando a retomada”, acrescentou.

E-commerce também está em alta

A pandemia fez com que o setor de comércio eletrônico, ou e-commerce, também ganhasse bastante espaço no Brasil e no mundo. Por aqui, a expectativa é que o varejo online cresça ainda mais, com um aumento de 56% até o ano de 2024, mesmo com a reabertura das lojas físicas.

A informação é de uma pesquisa recente, a Mundi Map e E-commerce Brasil, que também mostrou que em 2021, o comércio online foi responsável por 58% das vendas dos lojistas.

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