Cada vez mais, as companhias de games estão deixando de lado as datas de lançamento anunciadas previamente e optando por adiamentos.

Após o RPG da Bethesda Starfield, juntamente a Redfall, terem seus lançamentos adiados de 2022 para o primeiro semestre de 2023, a temporada de lançamentos de games deste ano está cheia de dúvidas. Com os adiamentos constantes, não se sabe qual será o próximo adiamento e quais jogos de fato chegam ainda em 2022.

publicidade

Cada vez mais, grandes companhias de jogos estão optando por adiamentos. Antes de Starfield e Redfall, Suicide Squad: Kill the Justice League foi adiado em março para 2023, e o mesmo aconteceu com Breath of the Wild 2 logo em seguida.

suicide squad kill the justice league
Jogo Suicide Squad: Kill the Justice League foi um dos adiados recentemente. Divulgação/Warner Bros.

Diversos games que estavam previstos para 2022 estão passando para 2023, restando apenas alguns poucos games com data confirmada para este ano, pelo menos até o momento:

  • Forspoken: originalmente previsto para março e maio, agora previsto para 11 de outubro de 2022 (PC e PS5)
  • Gotham Knights: originalmente previsto para 2023, agora previsto para 25 de outubro de 2022 (PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S)
  • S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl: originalmente previsto para 28 de abril, agora previsto para dezembro de 2022 (PC e Xbox Series X|S)

Além destes títulos, outros estão com previsão para 2022, mas sem uma data fixada, o que torna um adiamento mais possível:

  • Bayonetta 3: previsto para 2022 (Switch)
  • Pokémon Violet and Scarlet: previsto para 2022 (Switch)
  • Hogwarts Legacy: previsto para 2022 (PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S)
  • Scorn: previsto para outubro de 2022, originalmente previsto para 2021 (PC e Xbox Series X|S)
  • Marvel’s Midnight Suns: previsto para o fim de 2022, originalmente previsto para março de 2022 (PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Switch)
  • God of War: Ragnarök: previsto para 2022, originalmente previsto para 2021 (PS4 e PS5)

Ao ver esta lista, uma coisa certamente chama a atenção: todos os três jogos com data fixada em 2022 já vêm de adiamentos anteriores e três dos seis outros games previstos para algum momento de 2022 também passaram por adiamentos.

Alguns destes jogos sofreram problemas no desenvolvimento que causou o adiamento, enquanto outros simplesmente precisaram de mais tempo para serem finalizados. Cabe destacar que as consequências da pandemia global ainda causam impactos no desenvolvimento de jogos.

Mas, existe outro elemento que está causando adiamentos: as consequências do desastroso lançamento de Cyberpunk 2077, jogo da CD Projekt Red. Inclusive existem informações que o adiamento de Starfield foi em parte causado por medo de o jogo se tornar “o próximo Cyberpunk”.

Imagem do jogo 'Cyberpunk 2077', desenvolvido pela empresa CD Projekt Red
Bugs tiraram o brilho do lançamento de Cyberpunk 2077. CD Projekt Red/Divulgação

Além disso, de acordo com Ethan Gach, o site Kotaku, isto também teve peso no adiamento de Skull and Bones. Apesar de diversos jogos que tiveram problemas iniciais terem conseguido dar a volta por cima após o lançamento, os estúdios preferem não passar por todos os problemas que lançar um jogo falho causa.

A Kotaku especula que God of War: Ragnarök pode ser o próximo jogo a ser adiado, enquanto Gotham Knights também pode acabar precisando de mais tempo para desenvolvimento. Por outro lado, a Ubisoft ainda não se comprometeu com nenhuma data de lançamento de seus games para 2022, jogando o prazo para lançamentos deste ano para abril de 2023. No entanto, existe grande possibilidade de Avatar: Frontiers of Pandora ser adiado para casar com o lançamento de “Avatar 2“, em dezembro.

Leia mais! 

No caso de Marvel’s Midnight Suns, a Kotaku afirma que teve informações de que o desenvolvimento do jogo está em boa forma e um adiamento é improvável.

Mas uma coisa é certa: os estúdios estão cada vez mais cautelosos em prometer datas e quando as prometem, ficam menos relutantes em adiar o lançamento mesmo assim.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!